Segunda, 22 de Abril de 2024

Semana será de extremos no clima, com tempestades e onda de calor

11/12/2023 as 10:55 | Brasil | Metrópoles
Os próximos dias prometem ser de extremos do clima no Brasil. Meteorologistas alertam para o risco de temporais no Sudeste no início do período, enquanto a semana pode terminar sob efeito de uma nova e forte onda de calor em boa parte do Centro-Sul brasileiro.

De acordo com a Climatempo, a formação de uma área de baixa pressão em alto-mar, próxima ao litoral de São Paulo, aliada à atuação de um extenso cavado meteorológico nos níveis médios da atmosfera, estimulam o desenvolvimento de nuvens carregadas nesta segunda-feira (11/12) em áreas do Sudeste.

Onda de calor em extremo do clima
A MetSul Meteorologia projeta a chegada de ar muito quente ao Centro-Sul do país nos próximos dias, o que pode fazer as temperaturas ultrapassarem 40 ºC em muitos Estados.

“A massa de ar quente será ampla e vai alcançar os Estados do Sul, Centro-Oeste e parte do Sudeste com marcas muito acima da média histórica de dezembro”, diz a empresa, em nota.

Já no Centro-Oeste, os termômetros tendem a passar de 40 ºC em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O calor intenso, considerado atípico para o mês, deve atingir também o interior de São Paulo.

De acordo com a previsão, no Rio Grande do Sul, a temperatura se elevará muito na segunda metade da semana, em particular de sexta-feira em diante.

“Muitas cidades gaúchas podem registrar no final da semana e durante o próximo fim de semana máximas entre 35ºC e 40ºC, não se descartando registros localizados ao redor ou acima de 40ºC”, afirma a empresa.

Segundo a MetSul, mesmo na serra gaúcha as temperaturas vão subir significativamente no próximo fim de semana, chegando a 35ºC em algumas localidades.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com