Segunda, 22 de Abril de 2024

Bebê surpreende pais ao nascer com dentes em cidade da região

11/12/2023 as 06:30 | Novo Horizonte | Com informações do G1
O nascimento de um bebê com dois dentinhos chamou a atenção dos profissionais da saúde da Santa Casa de Novo Horizonte, no interior de São Paulo. Itallo Arcanjo da Silva Moreira nasceu no dia 29 de novembro com os dois incisivos centrais inferiores.

"Foi uma surpresa, nós nem imaginávamos", disseram os pais do bebê, Thiago Augusto Moreira e Ana Patrícia Santos da Silva.

Segundo a dentista Anielle Corrêa Alves do Valle, existem dois fenômenos raros em relação a bebês com dentinhos: natais e neonatais. O primeiro é aquele que a criança já nasce com o dente, assim como o caso de Itallo. Já no segundo o surgimento ocorre nas primeiras semanas de vida.

O caso clínico registrado em Novo Horizonte ocorre em, aproximadamente, um bebê a cada dois mil nascimentos.

"As causas ainda são desconhecidas, porém na literatura pode ser considerada a hereditariedade, contribuições genéticas associadas a alguma síndrome ou anomalias", explicou a dentista.

Ao contrário desses fenômenos, geralmente os primeiros dentes aparecem aos seis meses. Por isso, a extração desse dente, seja ele natal ou neonatal, é indicada especialmente quando há mobilidade, segundo a especialista.

No caso de Itallo, foi necessário extrair os dentes porque apresentavam grande grau de mobilidade e a criança pode aspirá-los. Segundo a dentista, isso ocorre porque o dente ainda não tem a sustentação necessária.

Ainda de acordo com Anielle, se o dente possui bordas cortantes, como uma espécie de serra, pode provocar ferimentos na língua da criança ou nos mamilos da mãe durante a amamentação. Nesse sentido também é indicada a extração.

A dentista acompanhou a extração dos dentes de Itallo e tranquilizou os pais ao enfatizar que não há problema em nascer com os dentinhos.

"É importante que os pais fiquem tranquilos, pois não há nenhum problema de saúde associado à condição", disse Anielle.

Contudo, o bebê vai precisar consultar mensalmente o dentista para atendimento de checagem e análise. Pois, a partir dos seis meses, quando os dentes de leite começam a aparecer, os especialistas conseguem concluir se os dentes extraídos pertenciam eram normais ou tinham malformação.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com