Prefeitura de Jales realiza capacitação de combate a incêndios - regiaonoroeste.com
Quarta, 07 de Dezembro de 2022

Prefeitura de Jales realiza capacitação de combate a incêndios

24/11/2022 as 06:00 | Jales | Da Redaçao
Devido à baixa umidade do ar e ventos fortes que favorecem o aumento dos casos de incêndio em nossa região, tanto na zona rural quanto urbana, a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente em parceria com o Sindicato Rural, SENAR e FAESP, realizou nos dias 19 e 20 deste mês a segunda capacitação de combate a incêndios para produtores rurais e para a brigada de incêndio municipal.

Incêndio, Prevenção, Combate no Campo e Técnicas foram alguns dos temas abordados pelo instrutor do SENAR/SP, Bruno Chagas. Além disso, Bruno também elencou tópicos importantes como incêndios florestais em pastagens, canaviais, beira de estrada e em áreas de preservação permanente, ensinando técnicas de combate para estes tipos de casos, utilizando abafamento, isolamento e resfriamento.

O instrutor do SENAR também falou sobre a utilização correta de extintores, a confecção de abafadores e a utilização de equipamentos de proteção individual e coletivos. O treinamento foi totalmente gratuito e teve a duração total de 16 horas.

‘’O nosso objetivo com a capacitação é trabalhar a prevenção e combate a incêndios que por ventura possam acontecer, seja na zona urbana ou zona rural. Por incrível que pareça basta apenas uma bituca de cigarro em uma área com vegetação seca para dar início a um grande incêndio. Por isso, é importante a colaboração de todos para conseguirmos evitar situações como essa, que prejudica não apenas o meio ambiente, mas também a qualidade de vida de todos nós’’, explicou o Instrutor do SENAR São Paulo, Bruno Chagas.

A Secretária de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, Sandra Gigante, comentou sobre a importância do treinamento e seus benefícios. ‘’Como a nossa cidade é composta em boa parte por áreas rurais e florestais, é fundamental que tenhamos pessoas preparadas para agir assim que necessário. E foi pensando nisso, que nos proporcionamos este treinamento de 16 horas, ministrado pelo Instrutor Bruno Chagas, do Senar, não só para a nossa brigada municipal, mas também para os nossos produtores rurais que têm suas propriedades e estão sujeitos a passar por esta situação. Agradeço a todos que compareceram, e a grande parceria com o Sindicato Rural, Senar e FAESP, que possibilitou a realização da capacitação’’.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestão de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com