Prefeito de Tanabi deve ser denunciado após reunião com deputado - regiaonoroeste.com
Domingo, 04 de Dezembro de 2022

Prefeito de Tanabi deve ser denunciado após reunião com deputado

Partidos estudam entrar com ação para investigação eleitoral por uso de espaço público.
21/11/2022 as 07:01 | Tanabi | Da Redaçao
Vídeos que circulam nas redes sociais, mostra que o prefeito interino de Tanabi, região de São José do Rio Preto, Alexandre Bertolini (PSB), o Xandão, teria usado a sede da Prefeitura para suposta reunião politica com deputado Dirceu Dalben na manhã deste domingo, dia 20, quando não há expediente no local.

O deputado estadual Dirceu Dalben (Cidadania), o assessor do Deputado na Alesp - que é o radialista Correa Neto -, o ex prefeito Norair entre outras lideranças, estiveram no sábado, dia 19. Em uma carreata de apoio aos candidatos Xandão e Dú Coxinha. Eles desfilaram em carro aberto e o radialista Correa Neto fizeram uso do carro de som em prol a campanha de Xandão.

O autor da filmagem foi Dionisio Protetor, que ao tomar conhecimento do encontro político, foi até em frente a prefeitura e aguardou a saída dos políticos que se encontravam dentro do Paço Municipal reunidos. A reunião durou horas a portas fechadas.


Dionisio, gravou dois vídeos dos políticos saindo de dentro da prefeitura pelo portão lateral. O prefeito e candidato Xandão, além do deputado estadual Dirceu Dalben foram indagados sobre a reunião de portas fechadas.

Em dos vídeos, o deputado Dalben pergunta ao Dionisio se ele teria algum “oficio” para lhe entregar, justificando que estaria no Paço recebendo algum documentos. Já o prefeito Xandão, saiu sorrindo, dizendo que estaria tratando o problema da água.

Em suas redes sociais o deputado Dalben gravou vídeos dizendo que estava em Tanabi para ouvir a demanda da população. Em uma das publicações, Dalben estava na praça matriz com o Xandão, e diz que estaria atendendo a pedidos do prefeito interino em praça publica.

Dalben ainda disse que estaria acompanhando os enfeitos natalinos na praça matriz, entretanto, não há nenhuma decoração natalina na praça matriz até o domingo, dia 20, com exceção de um boneco do Papai Noel sendo montado na entrada na cidade.


“Se o deputado encontrou o prefeito Xandão na praça da cidade e falou que atendeu aos pedidos ali, porque então a necessidade de se reunirem dentro da prefeitura com as portas fechadas no domingo”, comentou Marcos Roberto que acompanhou todo o movimento nesta manhã.

Coligações partidárias estudam entrar com representação na justiça eleitoral para investigação de possível crime eleitoral praticado pelo candidato Alexandre Bertolini e o deputado Dalben.
Sobre bens públicos e uso de materiais e serviços custeados pelo Poder Público (Incisos I e II do Art. 73 da Lei Federal nº 9.504/97)

VEDAÇÃO
Usar espaços públicos, como auditórios de secretarias, salas de escolas e ou paço municipal, para promover reuniões ou organizar um comitê eleitoral, por exemplo. Também não é permitido utilizar equipamentos como telefones funcionais, impressoras, computadores e veículos oficiais para fins político-partidários.

SANÇÕES
As penalidades em caso das mencionadas condutas vedadas incluem multa a variar de R$ 5.320,50 a R$ 106.410,00 aos agentes responsáveis, aos partidos políticos, às coligações e aos candidatos beneficiados, além de outras sanções administrativas e disciplinares e cassação do registro do candidato ou diploma do eleito que tenha sido beneficiado (agente público ou não).

Com informações de Samir Cesar/Tanabi Noticias.

MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestão de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com