Saúde de Jales promove reunião sobre arboviroses para definir ações - regiaonoroeste.com
Quarta, 10 de Agosto de 2022

Saúde de Jales promove reunião sobre arboviroses para definir ações

05/08/2022 as 11:00 | Jales | Da Redaçao
A Secretaria de Saúde realizou na manhã da quarta-feira, 3, uma reunião intersetorial para dar andamento aos trabalhos da “Sala de Situação Municipal de Arboviroses”, uma equipe que trabalha em conjunto para definir ações estratégicas do combate às arboviroses, doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos, como Dengue, Zika e Chikungunya, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Dentre os diversos assuntos abordados, foram discutidos os casos de dengue no município e aparições de escorpiões em terrenos da cidade. Para isso, a Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária e Controle de Vetores em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, planejam elaborar um cronograma para que os agentes de combate a endemias orientem os moradores sobre o descarte correto de materiais, a fim de que, após o descarte, a equipe da Secretaria de Agricultura faça o recolhimento. “Vale ressaltar que a ação não faz parte da Campanha Jales Mais Limpa, e que o morador só deverá colocar na rua os itens que forem pedidos pelos agentes após a visita ser realizada. Esta é mais uma forma de combate e prevenção às arboviroses”, afirmou a coordenadora da equipe municipal de Combate às Endemias, Vanessa Luzia da Silva.

“As arboviroses são uma de nossas grandes preocupações, ainda mais agora neste período de reprodução do escorpião. Por este motivo vamos realizar este trabalho de visita e orientação, explicando ao dono do imóvel ou lote a colocar na rua tudo aquilo que favorece o surgimento desses animais, para que o caminhão faça a recolha posteriormente. Agradecemos a Secretaria de Agricultura por essa parceria tão importante para o bom desempenho do nosso trabalho’’, afirmou a Secretária Municipal de Saúde, Nilva Gomes Rodrigues de Souza.

Outro assunto também abordado foi em relação à semana da Campanha Estadual de Conscientização da Leishmaniose. Para isso, o departamento de Vigilância em Saúde em parceria com as Secretarias de Educação, Comunicação, Assistência Social e Fundo Social de Solidariedade vão realizar um trabalho educativo e de conscientização nas escolas municipais e em órgãos que atendem um grande número de moradores, com o objetivo de levar informações sobre a doença ao maior número de pessoas.

Na ocasião estiveram presentes a vice-prefeita e Secretária Municipal de Educação, Marynilda Cavenaghi Nacca, o Secretário de Administração, Reginaldo Viota, a Secretária de Saúde, Nilva Gomes Rodrigues de Souza e demais colaboradores do setor de vigilância em saúde.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestão de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com