Sexta, 27 de Maio de 2022

Fifa investiga denúncia que pode tirar Equador da Copa

12/05/2022 as 08:26 | Mundo | SBT Sports
A Fifa anunciou nesta quarta-feira (11) que está investigando o caso sobre o lateral Bryan Castillo, da seleção equatoriana, apontado pela Federação de Futebol do Chile (ANFP) por ter supostamente nascido na Colômbia. A entidade que gere o futebol mundial comunicou que pedirá esclarecimentos por parte da FEF (Federação Equatoriana de Futebol).

No informe, a Fifa confirmou que a investigação é motivada por uma possível falsificação de documentos. A federação internacional destacou que o atleta esteve em campo em oito partidas do Equador nas Eliminatórias. A seleção está garantida na Copa do Mundo do Catar - os equatorianos estão no Grupo A, justamente a chave do anfitrião Catar.

A Fifa aponta ainda que irá se pronunciar em breve sobre a investigação. Com a denúncia, a Federação de Futebol do Chile espera que a seleção equatoriana perca pontos na tabela das Eliminatórias e, desta forma, o selecionado chileno fique com a vaga do Equador. Representantes do corpo jurídico da ANFP afirmam ter evidências da falsificação de Bryan Castillo.

A denúncia chilena inicialmente será investigada pelo Comitê Disciplinar da Fifa. A entidade ainda pode analisar um possível recurso no próprio Comitê de Apelação da associação. O TAS (Tribunal Arbitral do Esporte) é a instância maior de processos no âmbito esportivo.

Confira o comunicado emitido pela Fifa:

"Conforme recentemente confirmado pela FIFA, a Associação Chilena de Futebol apresentou uma queixa ao Comitê Disciplinar da FIFA, na qual fez uma série de alegações sobre a possível falsificação de documentos que concede a nacionalidade equatoriana ao jogador Byron David Castillo, bem como a possível inelegibilidade do referido jogador para participar de oito partidas de qualificação da seleção nacional da Federação Equatoriana de Futebol (FEF) nas Eliminatórias da Copa do Mundo."
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestão de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com