Terça, 24 de Maio de 2022

Pinato discursa na inauguração de montadora chinesa no Brasil

27/01/2022 as 10:47 | Estado de São Paulo | Da Redaçao
Confira na íntegra o discurso do deputado federal Fausto Pinato na cerimônia de recebimento das instalações industriais da Great Wall Motors Brasil, localizadas em Iracemápolis-SP:

Senhoras e senhores, como presidente das frentes parlamentares Brasil-China e BRICS do Congresso Nacional, gostaria de expressar minha honra por participar de tão relevante momento: a inauguração das instalações industriais da Great Wall Motors no Brasil.

O presente dia é histórico para a relação bilateral entre o Brasil e sua maior parceira comercial: a China. Sabe-se que o advento de capital estrangeiro produtivo de longo prazo possui estreito vínculo com a tão almejada geração sustentável de emprego e renda. Assim sendo, o início das atividades da Great Wall Motors no Brasil é uma alvissareira notícia para o povo brasileiro.

De acordo com a Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia, 32% dos 280 bilhões de dólares que o Brasil exportou no ano passado tiveram o gigante asiático como destino. Exportamos para a China 89,7 bilhões de dólares e importamos 48,3 bilhões de dólares, o que representou para o Brasil um vultoso superávit de 41,4 bilhões de dólares na relação bilateral. Gostaria de enfatizar que, no ano passado, o Brasil exportou 2,9 vezes mais para a China do que para os Estados Unidos. De fato, a informação mencionada auxilia no dimensionamento do caráter absolutamente estratégico de nossa parceria comercial com a China.

Pessoalmente, sempre fui amigo da comunidade chinesa residente no Brasil, sobretudo no estado de São Paulo. Em diversas ocasiões, recebi de meus amigos chineses sábias lições de vida. O povo chinês se destaca por sua generosidade no compartilhamento do saber e pelo afinco com que se dedica ao trabalho.

Como Deputado Federal, tive a honra de apresentar o projeto de lei que, após sua aprovação pelo Congresso Nacional, resultou na lei 13686/18, que instituiu oficialmente no Brasil o dia 15 de agosto como data da imigração chinesa.

Aproveito a presente ocasião para registrar minha estima por um povo que, mesmo durante o desafiador contexto pandêmico da Covid-19, tem oferecido ao mundo reiteradas manifestações de irrestrito apoio à cooperação global, liderada pela Organização Mundial da Saúde, em favor do desenvolvimento da ciência e da preservação de vidas humanas. O povo chinês tem defendido com grandeza a ideia de que a coexistência harmônica entre soberania nacional e multilateralismo é alcançável à humanidade, sendo, além disso, imprescindível.

A Great Wall Motors demonstra algo inestimável: confiança em relação ao futuro do Brasil. Fui recentemente informado de que a companhia pretende investir 4 bilhões de reais nos próximos 5 anos na operação brasileira, gerando 2 mil empregos diretos e produzindo até 100 mil veículos por ano nesta fábrica, que hoje temos a felicidade de inaugurar. Indubitavelmente, os números citados irão dinamizar a economia do estado de São Paulo e, em especial, de toda a querida região de Iracemápolis. Merece destaque, igualmente, o promissor projeto da companhia de utilizar o Brasil como polo de exportação para outros países da América Latina.

Fico realmente feliz em perceber que a empresa é movida por duas forças motrizes: inovação e sustentabilidade. No que tange à primeira, vale ressaltar que a busca pelo desenvolvimento de novas tecnologias a serviço de uma mobilidade mais funcional e inteligente norteia o cotidiano da empresa em escala global. No que se refere à segunda, é fundamental salientar que a fabricação de veículos elétricos já faz parte do presente da empresa, e tende a crescer exponencialmente em um futuro próximo. O respeito ao meio ambiente é, portanto, valor basilar na estratégia comercial desta que é a maior vendedora de SUVs e pick-ups da China.

Senhoras e senhores, gostaria de finalizar cumprimentando especialmente a cúpula gerencial e técnica da Great Wall Motors.

Estimados amigos, estejam certos de que os laços de amizade e confiança entre Brasil e China irão se fortalecer ainda mais. O dia de hoje é prova inequívoca disso. Hoje é, acima de tudo, um dia de celebração!
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestão de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com