Terça, 25 de Janeiro de 2022

Detran.SP reforça procedimentos necessários para renovação da CNH

Habilitados nas categorias C, D ou E devem marcar exame toxicológico em clínica credenciada antes de efetuar o serviço; primeiro mutirão do ano ocorre amanhã (15/1)
14/01/2022 as 12:59 | Estado de São Paulo | Da Redaçao
O Detran.SP alerta: para renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é preciso que o condutor esteja atento com relação a alguns pontos antes de realizar o serviço. Primeiro, o motorista não pode ter nenhum bloqueio no prontuário, como suspensão ou cassação do documento. Já condutores habilitados nas categorias C, D ou E precisam marcar e realizar o exame toxicológico em uma das clínicas credenciadas pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) antes de fazer a renovação. E no caso de profissionais que exercem atividade remunerada (EAR) é necessário se submeter também ao exame psicológico.

Para condutores que vão renovar as carteiras de habilitação categorias A e B, é necessário agendar data e hora para exame médico com um profissional credenciado pelo Detran. Se o cidadão optar por fazer o processo de forma presencial, deve ser feito agendamento da data no portal do Poupatempo – www.poupatempo.sp.gov.br no posto que deseja ser atendido. A renovação da CNH pode ser feita de forma online pelo portal do Detran (www.detran.sp.gov.br), pelo portal do poupatempo.sp.gov.br ou pelo app ou do Poupatempo digital. Links: Detran.SP e Poupatempo.

Em relação ao exame toxicológico, conforme determina a legislação federal, o teste é feito mediante a coleta de cabelo ou pelo com o objetivo de detectar o consumo de substâncias psicoativas que comprometam a capacidade de direção. O resultado precisa dar negativo para os três meses anteriores ao teste, pois a janela de detecção é de 90 dias. A relação dos laboratórios credenciados está disponível aqui.



Já motoristas que exercem atividade remunerada deverão fazer a avaliação psicológica com o profissional credenciado indicado pelo Detran.SP.



Primeiro mutirão de renovação da CNH de 2022



O Detran.SP realiza a partir do próximo sábado (15/1), em parceria com o Poupatempo, o primeiro mutirão do ano para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Serão abertas vagas em todas as unidades de atendimento do Departamento de Trânsito integradas ao Poupatempo. No total, cerca de 30 mil vagas serão distribuídas entre os dias 15, 22 e 29 de janeiro. A prioridade é atender motoristas que tiveram o documento vencido entre maio e junho de 2020 e, agora, devem renovar até 31 de janeiro deste ano.





As vagas para agendamento dos serviços para a ação estão liberadas pelo portal, app ou totens do Poupatempo, pois é necessário que o cidadão marque horário para ser atendido. O serviço presencial será oferecido no horário habitual de cada unidade. É importante lembrar que, pelos canais digitais do Poupatempo e do Detran.SP é possível solicitar de forma online a renovação simplificada, sem a necessidade de ir presencialmente aos postos de atendimento. O único deslocamento obrigatório é para o exame médico na clínica credenciada ao órgão estadual de trânsito.



“Para facilitar a vida dos condutores, a renovação da CNH passou a ser oferecida nas plataformas digitais do Detran e do Poupatempo e essa é uma realidade que veio para ficar, pois além de ser prática e segura, ela desburocratiza processos e evita deslocamentos desnecessários ao cidadão”, afirma Neto Mascellani, diretor-presidente do Detran.SP.





“Vamos iniciar 2022 oferecendo o primeiro mutirão para renovação de CNH. E para garantir que os cidadãos consigam regularizar o documento a tempo, o Poupatempo, em parceria com o Detran.SP, ampliou a grade de atendimento para esse serviço”, explica Murilo Macedo, diretor da Prodesp – empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo, responsável pela administração do Poupatempo.





A CNH no formato digital, que é válido em todo o país, é disponibilizada por meio do aplicativo da CDT (Carteira Digital de Trânsito), da Serpro (Empresa de Tecnologia da Informação do Governo Federal) disponível nos sistemas operacionais Android e iOS.

Serviço: Mutirão para renovação de CNH

A ação acontecerá em todas as 100 unidades do Detran.SP integradas ao Poupatempo. Porém, em decorrência de feriado municipal, os postos de Guarujá e São Vicente estarão fechados nos dias 15 e 22 de janeiro, respectivamente.

Datas: aos sábados, dias 15, 22 e 29 de janeiro.

Horários de atendimento: habitual, de acordo com unidade escolhida e mediante agendamento prévio.

Confira o calendário completo estabelecido pelo Contran:
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestão de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com