Sexta, 28 de Janeiro de 2022

Invasão de besouros mobiliza polícia em cidade da Argentina

13/01/2022 as 14:32 | Mundo | Jovem Pan
Uma invasão sem precedentes de besouros na cidade de Santa Isabel, na província de La Pampa, na Argentina, assustou moradores da região e gerou imagens que viralizaram nas redes sociais ao longo da última semana.

A presença dos animais, chamados de “cascarudos” ou “bicho torito” em espanhol e popularmente conhecidos como “coró das pastagens” em português, não é atípica neste período do ano na região. No fim de 2021 e nos primeiros dias de 2022, algum volume já era notado nos primeiros dias de dezembro. O calor intenso que atinge a região, porém, com temperaturas crescentes que beiram os 50ºC, pode ter causado uma “superpopulação” dos bichos, que são atraídos pela luz. O volume de besouros surpreendeu os moradores e chegou a virar caso de polícia, com diversas ocorrências pedindo a retirada dos animais. Uma dessas ocorrências terminou com mais de cinco caixas lotadas dos bichos.

“A quantidade de besouros é inacreditável. Em alguns lugares, eles causaram danos nos prédios. Nas estações de polícia, eles conseguiram levantar a proteção que cobre o telhado e em alguns comércios os próprios telhados foram danificados. Há relatos de tubulações afetadas pelos bichos”, afirmou em posicionamento o chefe da polícia de Santa Isabel, Omar Sabadini. Os besouros não causam danos à saúde, mas, de acordo com autoridades locais, eles podem colidir violentamente com qualquer coisa que cruzar o seu caminho. Por isso, para evitar “ferimentos de impacto”, os moradores da região são orientados a cobrir os olhos e o rosto. Um caso semelhante de invasão de besouros ocorreu em Buenos Aires no ano de 2012, quando os animais se espalharam pelos bairros de Núñez, Palermo e Recoleta.
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestão de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com