Terça, 28 de Setembro de 2021

Veja os 10 carros mais roubados ou furtados no Estado de SP

14/09/2021 as 11:00 | Estado de São Paulo | UOL
Dono da maior frota de veículos do Brasil, com cerca de 30 mil unidades registradas, o Estado de São Paulo registrou, entre janeiro e julho deste ano, 45.974 casos de roubos ou furtos - são 1.901 abaixo do total no mesmo período de 2020.

As informações são da Ituran, empresa de rastreamento veicular, com base em informações atribuídas à Secretaria da Segurança Pública do governo paulista. A pedido de UOL Carros, a companhia listou os dez carros de passeio mais furtados ou roubados nos primeiros sete meses de 2021.

De acordo com Rodrigo Boutti, gerente de operações da Ituran, essa lista é importante porque serve como referência para as seguradoras avaliarem o risco de um determinado contrato e definirem o valor do seguro.

O especialista explica que os carros mais visados são, via de regra, modelos de entrada e com mais de cinco anos de uso.

"Carros com mais de cinco anos de idade representam mais de 70% dos roubos ou furtos. Isso acontece porque esses são os automóveis com maior demanda por peças no mercado paralelo. O número de furtos também é muito maior do que o de roubos, porque é um crime muito mais ameno no Código Penal e mais difícil de se provar. Os criminosos só roubam, ou seja, usam violência, para levar veículos que não podem ser furtados, devido a tecnologias antifurto", explica Boutti.

São Paulo é centro de distribuição de peças
Boutti faz mais um alerta: é no Estado de São Paulo que acontecem 30% dos crimes de roubo e furto de veículos de todo o Brasil, sendo que 75% deles são registrados na Região Metropolitana.

"As peças daqui são enviadas para todo o Brasil. Quando alguém compra um produto no mercado ilegal, está deixando o seu próprio veículo mais exposto à ação dos bandidos, pois a demanda por peças cresce. É um ciclo que se retroalimenta", alerta.

Os 10 carros mais roubados ou furtados

Vokswagen Gol
3.308 unidades roubadas ou furtadas

Fiat Uno
2.647 unidades roubadas ou furtadas

Chevrolet Onix
2.620 unidades roubadas ou furtadas

Ford Ka
1.868 unidades roubadas ou furtadas

Fiat Palio
1.834 unidades roubadas ou furtadas

Chevrolet Corsa
1.786 unidades roubadas ou furtadas

Hyundai HB20
1.573 unidades roubadas ou furtadas

Fiat Mobi
1.062 unidades roubadas ou furtadas

Ford Fiesta
1.024 unidades roubadas ou furtadas

Chevrolet Prisma
863 unidades roubadas ou furtadas
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestão de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com