Terça, 28 de Setembro de 2021

Sociedade médica destaca importância do banho pra higiene da pele

14/09/2021 as 11:00 | Brasil | Agência Brasil
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) lançou hoje (13) um guia com informações e orientações para o uso do banho como instrumento para fortalecer a higiene diária.

O objetivo é esclarecer a sociedade diante de notícias falsas ou alegações infundadas. Circulam diferentes informações sobre essa prática que apontam, por exemplo, para possíveis impactos negativos, como supostos prejuízos para a pele como a retirada de camadas de proteção que ajudam a pele a ficar hidratada.

O documento da SBD ressalta que o banho é importante para retirar as impurezas da pele adquiridas por diferentes fontes, do suor à poluição. Esse hábito também ajuda a dar uma sensação de bem-estar e a relaxar a musculatura.

Entre os problemas que podem aparecer pela falta de higiene com a pele estão micoses, doenças infecciosas por bactérias e agravamento do envelhecimento da pele pela exposição à poluição e oleosidade.

Banho deve ser diário
O guia lembra que esse ritual é ainda mais importante no momento de pandemia. “O banho diário é um hábito que deve ser praticado e estimulado nas diferentes faixas etárias, pois a falta de higiene pode ser prejudicial à saúde, em especial neste período de pandemia, quando a limpeza da pele e cabelos ajuda na proteção contra o novo coronavírus”.

Mas quantos banhos se deve tomar por dia? De acordo com a SBD, não há uma resposta, já que esse cálculo deve considerar a temperatura local e as atividades realizadas pela pessoa.

Na hora de escolher produtos de limpeza para o durante o banho, como sabonete e shampoo, a indicação é observar o PH [medida do grau de acidez ou alcalinidade da água], que deve ficar próximo a cinco. O uso de sabonetes antissépticos não é indicado para emprego em todo o corpo, pois eles possuem PH alto e podem danificar a integridade da pele.

Outro cuidado deve ser evitar esfregar demais o corpo com buchas, bem como secar passando a toalha de forma muito forte no corpo. Caso possível, a SBD indica o uso de hidratantes após o banho.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestão de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com