Sábado, 20 de Abril de 2024

Ministro inaugura campus do Instituto Federal de SP em Rio Preto

29/08/2021 as 12:22 | S. J. do Rio Preto | DL News
O Ministro da Educação, Milton Ribeiro, inaugurou na manhã deste sábado, em Rio Preto, o 37º campus do Instituto Federal de São Paulo. A instalação do campus do IFSP em Rio Preto foi anunciada em abril de 2017, pelo então ministro da Educação, Mendonça Filho, em visita à cidade. Em setembro daquele ano, ele assinou a portaria que autorizou a implantação do campus.

A Prefeitura cedeu o prédio do antigo Cefam por 30 anos ao IFSP e o Ministério da Educação fez a reforma, estimada em mais de R $10 milhões. Em 2018 foram realizadas audiências públicas e consultas para definir os eixos tecnológicos e os cursos oferecidos na cidade.

A Inauguração estava marcada para 2020, porém, com a pandemia, o prazo precisou ser estendido. Em junho de 2021 o prefeito Edinho Araújo, ao lado do diretor do Campus, Marcos Amorielle, anunciou a abertura de edital para 745 vagas em 21 turmas de 18 cursos de extensão.

"No nosso governo valorizamos a base, o alicerce, estamos investindo muito na educação básica e também na educação tecnológica e científica. Por isso, no nosso governo, vamos valorizar ainda mais os professores, eles serão os protagonistas no pós-pandemia”, afirmou o ministro, que preferiu manter uma agenda controlada na cidade e não quis muita conversa com a imprensa, após se envolver em declarações polêmicas em outras cidades. Veja AQUI

Das 745 vagas disponíveis, 70 foram exclusivas para profissionais que atuam na Educação Básica da rede municipal de ensino. E 30 vagas para o curso "Cultura Africana e Afrodescendente na Sala de Aula: Currículo e Prática Pedagógica” e 40 vagas divididas em duas turmas de 20 pessoas para o curso de "Tecnologia e Gamificação Aplicada ao Ensino: Formação Docente, Criatividade e Inovação em Sala de Aula”, de 60 horas.

Em julho deste ano o IFSP lançou mais um edital com 100 vagas para curso técnico para educadores.

No final de julho, no dia 28, a Escola de Gestão Pública de Rio Preto e a direção do Instituto Federal assinaram uma parceria para oferecer cursos aos servidores com certificados reconhecidos pelo MEC.

Em agosto deste ano o IFSP também firmou parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB) para oferecer curso gratuito de licenciatura em pedagogia.

O Campus São José do Rio Preto do IFSP tem como objetivo oferecer cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) na modalidade de Educação a Distância (EaD). Tem capacidade para atender 1.400 alunos nos mais variados níveis de ensino: cursos técnicos, cursos de graduação, cursos de pós-graduação e cursos de Educação para Jovens e Adultos (EJA).

"É uma honra estar ao lado do Ministro da Educação inaugurando um equipamento como este, que irá trazer mais desenvolvimento para Rio Preto e toda a região. Temos certeza que em breve, esse local estará cheio de jovens e adultos que irão se desenvolver nas mais diferentes áreas do conhecimento”, disse o prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo.

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, elogiou as instalações do campus, os funcionários e falou sobre o protagonismo dos professores.

Outras informações sobre os cursos disponíveis no campus do Instituto Federal de Rio Preto podem ser obtidas pelo site: https://sjp.ifsp.edu.br/
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com