Quinta, 25 de Abril de 2024

Produtores rurais de Jales abrem porteiras para turismo rural

11/08/2021 as 06:30 | Jales | Da Redaçao
Morangos e uvas no sistema “colhe e pague”, trilhas próxima a uma nascente de água e de mais de trezentas espécies de árvores nativas catalogadas, além de outras tantas atrações, agora podem ser visitadas em Jales.

Produtores rurais estão abrindo suas portas, ou melhor, porteiras, para o turismo rural que além de proporcionar momentos de tranquilidade, lazer e diversão para o turista, também gera renda, melhoria na qualidade de vida para os habitantes locais e contribui para a conscientização ambiental.

As novas atrações turísticas foram visitadas pelo prefeito Luis Henrique Moreira, acompanhado da vice-prefeita Marynilda Cavenaghi, do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlos Roberto Altimari, da secretária de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, Sandra Gigante e do secretário de Comunicação Douglas Zílio, do chefe de Divisão de Desenvolvimento Estratégico, Luiz Carlos Gonzaga, na manhã da sexta-feira, dia 06 de agosto.

A primeira visita aconteceu nos Morangos Primavera Jales, na propriedade localizada na Rua Ângelo Scaramuzza, n. 2775, no Jardim São Lucas. A proprietária Marilu Vieira participou do programa de capacitação oferecido pela Prefeitura em parceria com o Senar, Fetaesp e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jales, de fevereiro a dezembro de 2020, com aulas teóricas e práticas e agora está colocando em prática todo o seu aprendizado na produção e comercialização de morangos orgânicos. “Foi muito importante participar desse curso que me agregou conhecimento para colocar em prática e obter esse resultado que vocês estão vendo aqui. Convido toda a população de Jales e região para nos visitar, todos serão muito bem-vindos e ficarão encantados”.

Marilu contou que, ao todo, foram plantados quatro mil pés da fruta e a temporada de colheita já está aberta. Os turistas que forem visitar a plantação, poderão colher deliciosos morangos direto do pé. “O atendimento é de terça a domingo, das 8h às 18h, e o telefone para contato é o (17) 99731 7597”.

As pessoas que ainda não tiveram o prazer de visitar uma parreira de uva e colher os suculentos cachos diretamente nas parreiras, agora podem se dirigir até à Chácara Bela Vista, o “Paraíso das Uvas”, no Córrego do Açude (nas proximidades do Pesqueiro Colina). Além das variedades das uvas Niagara, Vitória, Red Meire e Núbia, os proprietários Guilherme e Flávio comercializam frango, galinha e ovos caipira e plantas, aos sábados e domingos, das 9h às 17h30. “Preparamos tudo com muito carinho para receber nossos visitantes e oferecer produtos saudáveis e de qualidade. Temos várias opções de produtos, além das deliciosas uvas e também passaremos a oferecer móveis rústicos feitos de madeira. Venham nos visitar”, convidou Flávio. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (17) 99703 6639.

Quem também enxergou no turismo rural uma nova fonte de oportunidades foi o produtor rural Marcos Fação, das Uvas Fação, localizada em endereço privilegiado, na Rodovia Euclides da Cunha, km 588, (voltando para Jales há 1 km do trevo da Estrada da Uva), no Córrego do Matãozinho. Ele abriu sua propriedade familiar para os turistas colherem as uvas Vitória (sem semente) e Centenial direto da parreira, todos os dias da semana, das 8h às 18h. O telefone para contato é o (17) 99705 9651. “Aqui os visitantes terão a oportunidade de visitar as parreiras de uva, colher no pé ou também a opção de colhermos para eles. É uma grande oportunidade de estreitar o contato com a natureza e saborear uvas deliciosas”, disse Marcos.

Para os amantes da natureza e do ar puro, Jales possui um local privilegiado, a Estância Água Santa, localizada na Rodovia Eliezer Montenegro Magalhães – SP 463, no Córrego do Veadão, sentido Vitória Brasil. O espaço visitado pelas autoridades municipais impressionou com suas mais de 300 árvores nativas, todas identificadas. O local possui grande variedade de Ipês, Pau Brasil, Aroeira, Amora Gigante, Angico Roxo, Abricó de Macaco, Baobá (árvore milenar da África do Sul que ficou famosa na obra O Pequeno Príncipe), entre outras espécies. Na propriedade existe também uma nascente preservada que desagua no córrego do Veadão. Um verdadeiro paraíso ecológico, plantado e preservado pelo proprietário José Buso Filho, que já abriu as porteiras para a visitação. O agendamento deverá ser feito através do telefone (17) 99674 6165.

Os pontos turísticos foram elogiados pelo prefeito Luis Henrique Moreira e pela vice Marynilda que agradeceram a receptividade e parabenizaram os agricultores pela iniciativa. “Parabéns aos produtores rurais que estão apostando no segmento do turismo rural, gerando renda e proporcionando bem-estar aos turistas que buscam a tranquilidade do campo e o contato com a natureza. Jales é Município de Interesse Turístico, é uma cidade acolhedora, tem vários atrativos turísticos nas áreas de saúde, cultura, religião, esportes, estudos, negócios, eventos se destaca nacionalmente pelo cultivo da fruticultura, enfim, nossa cidade possui um grande potencial para o turismo rural, que se mostra como forte atividade empreendedora e que poderá agregar ainda mais renda aos produtores”, frisou o prefeito municipal que destacou ainda o trabalho das secretarias Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, de Desenvolvimento Econômico e Turismo e de Comunicação na fomentação dos ambientes de turismo, na valorização dos produtores e incentivo das suas produções e divulgação.

É sempre bom lembrar: durante as visitações é essencial manter os protocolos de prevenção contra a covid-19, usar máscaras, higienizar constantemente as mãos e manter o distanciamento social, mesmo nos locais abertos.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com