Terça, 13 de Abril de 2021

Líder do Estado Islâmico foi informante dos EUA

08/04/2021 as 17:57 | Mundo | Extra
Inicialmente, ele era conhecido como detento M060108-01. É descrito como um prisioneiro modelo, "cooperativo" com seus captores americanos e extraordinariamente falador. Às vezes, ele parecia se esforçar para ser útil, especialmente quando tinha a chance de denunciar rivais dentro de sua organização, então conhecida como Estado Islâmico do Iraque (ISI, na sigla em inglês).

Ao longo de vários dias de interrogatório em 2008, o detido forneceu instruções precisas sobre como encontrar o quartel-general secreto da ala de mídia do grupo insurgente, incluindo a cor da porta da frente e os horários em que o escritório estaria ocupado. Quando questionado sobre o líder número 2 do grupo, um sueco de origem marroquina chamado Abu Qaswarah, ele desenhou mapas do complexo do homem e deu o nome do mensageiro pessoal de Qaswarah.

Semanas após essas revelações, com as informações obtidas pelo informante, soldados americanos mataram Qaswarah em um ataque na cidade iraquiana de Mosul. O detento "aliado" acabaria ficando famoso pelo nome Abu Ibrahim al-Hashimi al-Qurashi, o atual líder do Estado Islâmico, contou reportagem do "Greenwich Time". O líder extremista também é conhecido como O Destruidor.

Autoridades americanas revelaram os primeiros antecedentes do chefe terrorista com a liberação, esta semana, de dezenas de relatórios de interrogatórios anteriormente confidenciais durante os meses em que al-Qurashi esteve em um campo de detenção americano no Iraque. Considerando que o Departamento de Defesa divulgou anteriormente um punhado de documentos que classificavam o futuro líder do Estado Islâmico como um informante, porém sem muitos detalhes, os registros recém-lançados são um retrato íntimo de um prolífico - às vezes ansioso - delator da prisão que ofereceu às forças dos EUA inúmeros detalhes inestimáveis ​​que os ajudaram batalha a organização terrorista que ele agora lidera. O Estado Islâmico surgiu de uma organização que já foi chamada de al-Qaeda no Iraque.

"O detento parece cooperar mais com cada sessão", diz um relatório de 2008 sobre o homem cujo nome verdadeiro é Amir Muhammad Said Abd-al-Rahman al-Mawla. "O detento está fornecendo muitas informações sobre os associados do ISI", disse outro documento oficial.

No fim de outubro de 2019, al-Qurashi assumniu o comando do Estado Islâmico após a a morte de Abu Bakr al-Baghdadi, abatido durante operação de forças especiais americanas na Síria.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestão de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com