Quinta, 18 de Abril de 2024

Greening: Prazo para a entrega do relatório termina dia 15

Para facilitar o trabalho e a vida dos produtores associados, o Sindicato Rural de Fernandópolis informa que ajudará no preenchimento e na entrega do relatório semestral do Greening.
10/01/2014 as 17:00 | | Da Redaçao
Produtores de cítrus, principalmente de laranja, de todo o Estado de São Paulo, precisam prestar contas o Governo. A Secretaria da Agricultura já começou a receber os relatórios com as inspeções realizadas no segundo semestre para checar se há casos de greening, nos pomares.

A doença, também conhecida como amarelão, é a pior praga da cultura e pode destruir plantações inteiras. Por isso, todo agricultor deve realizar inspeções e informar os resultados ao Governo. O prazo para o envio dos dados vai até 15 de janeiro e vale não só para os proprietários, mas também para ocupantes ou para quem arrendou a terra.

Para facilitar o trabalho e a vida dos produtores associados, o Sindicato Rural de Fernandópolis informa que ajudará no preenchimento e na entrega do relatório semestral do Greening.

Para isso o citricultor associado tem até o próximo dia 15 de janeiro para dirigir-se a sede do SIRF para o preenchimento do relatório semestral das inspeções realizadas no pomar. Para cumprir a legislação, o proprietário, arrendatário ou ocupante a qualquer título precisa realizar no mínimo uma inspeção trimestral e relatá-la a cada semestre ao órgão oficial de defesa agropecuária por meio desse relatório. Mesmo que não sejam encontradas plantas com sintomas, o documento deve ser entregue, pois é de comunicação obrigatória.

Quem deixar de fazer o procedimento estará sujeito a multas que variam de 100 a 500 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (Ufesps). O valor de cada unidade é de R$ 17,45.

Para evitar que o amarelão se espalhe, as plantas com suspeita de contaminação devem, obrigatoriamente, ser erradicadas.Alguns dos sintomas da doença, que é transmitida por um inseto, são manchas amarelas nas folhas e manchas em tom de verde nos frutos, que podem murchar, aparecer deformados ou não atingir o tamanho ideal.



MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com