Terça, 23 de Abril de 2024

Agricultura promove curso de equideocultura para produtores rurais

Produtores rurais participam do Curso de Equideocultura oferecido pelo SENAR / FETAESP, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, em parceria Prefeitura de Jales
08/11/2013 as 06:00 | Jales | Da Redaçao
O SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural / FETAESP – Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, em parceria com a Prefeitura Municipal, através da secretaria municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente promovem, desde o início da semana, um curso de Equideocultura para produtores rurais da cidade.

Entre os assuntos abordados estão técnicas seguras de contenção de equinos, instalações e equipamentos para a doma racional, higienização e encilhamento do animal, identificação de ferimentos ou doenças, ajuste da embocadura, casqueamento e ferrageamento.

O curso oferecido para 12 produtores rurais tem duração de 40 horas, divididas em cinco dias de aulas ministradas pelo instrutor Silvio Alves Rodrigues, de Valentin Gentil, que trabalha há 13 anos no SENAR / FETAESP. As aulas são ministradas no Rancho Figueira Alta no Córrego da Figueirinha.

Segundo a secretária de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, Sandra Gigante, o curso é oferecido pela primeira vez em Jales e pode oferecer qualificação profissional aos participantes. “O curso de equideocultura capacita para que os produtores rurais possam agregar conhecimentos sobre atividades que contribuirão para o aumento da renda familiar. Desta maneira, permanecerão no campo ainda mais motivados”.

De acordo com o instrutor Silvio, o curso garante benefício ao produtor, pois o animal apresentará maior rendimento e desempenho. “As aulas que abordam os temas casqueamento e ferrageamento, por exemplo, pode fazer com que as técnicas aprendidas e colocadas em prática, possam evita problemas nos tendões dos cavalos, além disso, protege o casco do animal, fazendo com que ele não sinta dor sobre pedras em estradas rurais cascalhadas”.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com