22/12/2014 | Tempo: Min: C / Max: C
Geral
 
Saúde e Educação promovem o programa “Saúde na Escola”
13/06/2013 - as 10:00:00
Exames de acuidade visual e coleta de dados antropométricos são realizados em todas as escolas municipais de Jales
Jales - Fruto do esforço do governo federal em construir políticas intersetoriais para a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes de todo o país, o Programa Saúde na Escola (PSE), do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação está sendo promovido em Jales através de uma parceria entre as secretarias municipais de Educação e Saúde.

Em Jales, todas as unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) participam do programa, onde as equipes tem colhido dados antropométricos, como o IMC – índice de massa corpórea e realizado exames de acuidade visual em todos os alunos das escolas municipais. “Essa é a primeira vez que nossa cidade adere ao programa, por isso, até como uma fase de experiência, inscrevemos apenas as escolas municipais, mas os resultados têm sido tão satisfatórios que nos próximos anos as escolas estaduais também devem fazer parte”, contou a coordenadora das ESFs, Gisele Murta.

De acordo com a secretária municipal de educação, Simone Aranda, um dos principais objetivos do Saúde na Escola é prevenir a obesidade infantil e problemas na visão. “As crianças que apresentam alguma alteração nos exames de acuidade visual são encaminhadas para um exame mais detalhado realizado por um oftalmologista”.

“Esse programa privilegia as práticas de promoção de saúde e de prevenção de agravos e de doenças, contribuindo, dessa forma, para o fortalecimento do desenvolvimento integral e enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes”, frisou Simone Aranda.

Para a secretária de saúde, Nilva Gomes Rodrigues de Souza, a parceria com a secretaria de Educação deu certo e o programa Saúde na Escola já é um sucesso em Jales. “temos que parabenizar os Ministérios da Saúde e Educação que, desde 2007, promove esse bonito e importante trabalho que beneficia nossas crianças e jovens. Temos certeza de que Jales, a partir de agora, vai aderir ao programa nos próximos anos, já que os setores de saúde e educação são prioridades para a nossa prefeita Nice”, finalizou.
sua opinião
rodape