Quarta, 24 de Abril de 2024

Médicos recebem com cautela notícia da eliminação do HIV em bebê

Quando diagnosticaram a presença do HIV no sangue do bebê, os médicos agiram rapidamente: 30 horas depois do parto, começaram o tratamento.
06/03/2013 as 00:00 | Mundo | Da Redaçao
O mundo científico recebeu com alguma cautela o anúncio do tratamento bem sucedido de um bebê nascido com o vírus HIV.

Exames frequentes não indicam a presença do HIV no organismo da menina, que hoje tem dois anos e meio de idade. Existem apenas vestígios que mostram que um dia a criança já foi infectada com o vírus.
De acordo com a doutora Hanna Gay, que acompanhou o caso, durante a gravidez a mãe não tomou os medicamentos que poderiam impedir a transmissão do vírus à filha.

Quando diagnosticaram a presença do HIV no sangue do bebê, os médicos agiram rapidamente: 30 horas depois do parto, começaram o tratamento com uma combinação de AZT, lamivudina e nevirapina. A intenção era impedir que o vírus se instalasse permanentemente no organismo. Apenas um mês após o início do tratamento, já não era possível detectar o HIV.

Em casos como esse, o recomendado é usar os remédios de forma contínua. Mas, após um ano e meio, a mãe da criança interrompeu a medicação durante vários meses por conta própria. Quando a menina voltou ao consultório, a surpresa.

"Eu esperava que o HIV tivesse voltado com força", conta a médica. “Mas os exames mostraram o contrário: nenhuma presença do vírus. O fato é que nós curamos a criança.”

A vice-presidente da fundação para pesquisa da Aids, Rowena Johnston, acredita que o caso pode mudar o tratamento de recém-nascidos infectados com o HIV, mas ressalta que é preciso mais pesquisa para confirmar a cura.

O clínico geral Fernando Ferry, coordenador do programa de pós-graduação em Aids da Unirio, comentou o procedimento:

“Essa criança está com cura funcional. O teste é negativo, e a carga viral, com os métodos convencionais, não consegue ser identificada”, ressaltou.

Apesar de ser um caso único, a chance de cura através de um tratamento intensivo, feito logo após o parto, traz esperança para famílias ao redor do mundo. Em 2011, segundo a ONU, 300 mil crianças nasceram infectadas com o vírus HIV, principalmente nos países mais pobres.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com