Quinta, 18 de Abril de 2024

Brasil está mais perto do fim da epidemia de Aids, afirma médico

27/12/2012 as 15:00 | Brasil | Da Redaçao
Médico brasileiro acredita que o país está mais perto do fim da epidemia de Aids.

Nomeado vice-diretor do Programa de Aids das Nações Unidas, o epidemiologista Luiz Loures, acredita que, dentro de 15 anos, nós vamos poder falar sobre o fim da epidemia do vírus HIV. Segundo ele, as taxas de transmissão estão caindo e o tratamento está se expandindo. No entanto, o especialista afirma que a Aids vai continuar existindo, mas não de forma epidêmica.

Loures também acha que o Brasil tem condições de ser um dos primeiros países do mundo a dizer que tem a doença sob controle. Isso porque o tratamento em nosso país começou mais cedo.

Para o epidemiologista, a grande dificuldade na prevenção e tratamento da Aids é o acesso ao teste. Apesar das campanhas realizadas atualmente, ainda existe um número grande de pessoas que não tem conhecimento.

Para alcançar o fim da epidemia no mundo, o médico ressalta ainda que é necessário ampliar as ações e ir além da ciência. Segundo ele, o fim da epidemia da Aids é um debate político, de prioridade social.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com