Sábado, 20 de Abril de 2024

Ferrovia Norte-Sul acelera na região

29/04/2012 as 12:28 | Estrela d'Oeste | Jornal Diário da Região
Do papel para o chão. As obras do principal projeto da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) na região de Rio Preto vão se tornando realidade pela força de máquinas e de 360 homens que rasgam o terreno, obedecendo ao traçado definido pelo quinto lote da Ferrovia Norte-Sul, que ligará a paulista Estrela d’Oeste à mineira Rio Arantes. Quando estiver pronta, em meados de 2014, a linha férrea vai conectar o Noroeste paulista a Belém (PA). Em sentido contrário, em uma etapa seguinte, poderá chegar ao Mercosul.

O andamento das obras no trecho que corta a região é o mais adiantado entre os cinco lotes da Extensão Sul da ferrovia e ligeiramente mais avançado em relação ao cronograma geral de todo este projeto. Dos 141,95 quilômetros de extensão do trecho, 26,5% já foram executados pela empresa Triunfo Iesa Infraestrutura (Tiisa). O investimento total, somente neste trecho, é estimado em R$ 434,3 milhões.

Para se ter uma ideia, no lote 2, entre Palmeiras de Goiás e Turvelândia, no mesmo Estado, apenas 19,6% das obras foram executadas nos 135,36 quilômetros. Trata-se do segundo lote mais adiantado até agora. A intenção, manifesta pela presidente Dilma Rousseff durante visita às obras da ferrovia em março, é de que em 2014 a ferrovia já esteja transportando cargas e pessoas entre Estrela d’Oeste e Açailândia (MA).
MAIS LIDAS
Brasil
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com