Quinta, 25 de Abril de 2024

Supermercado de Fernandópolis inicia Campanha "Vamos Tirar o Planeta do Sufoco"

14/01/2012 as 20:20 | | Da Redaçao
Em Fernandópolis e outras 24 cidades da região, os supermercados estão gradualmente substituindo as sacolas descartáveis por reutilizáveis. A Campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco conscientiza os consumidores para a prática sustentável que a partir de 25 de janeiro começa a valer em todo o Estado.

Em Fernandópolis o Supermercado Souza já participa da campanha, o que significa que, quando todos os consumidores de Fernandópolis aderirem à iniciativa, mais de 3 milhões de sacolinhas deixarão de poluir o meio ambiente todo mês.

Em São José do Rio Preto as lojas dos supermercados Carrefour, Wal Mart, Pão de Açúcar, Laranjão, Proença, Maranhão, Tridico, Tome Leve, Peniel, Barradas, Pastorinho e JJ Supermercados, estão suspendendo gradualmente a distribuição e orientando o consumidor sobre a importância do fim do descarte irracional de sacolas. As sacolas descartáveis são feitas à base de petróleo (polietileno) e demoram em torno de 400 anos para se deteriorarem poluindo o meio ambiente. Quando todos os supermercados de Rio Preto aderirem a Campanha, serão mais de 25 milhões de sacolinhas a menos no lixo por mês.

A supressão da distribuição de sacolas descartáveis é uma medida voluntária dos supermercados em prol do meio ambiente. “Acreditamos que desta forma, em parceria com diversos setores da sociedade e o poder público, visando à conscientização do consumidor, teremos uma adesão concreta à esta iniciativa”, afirma o Diretor Regional da Associação Paulista de Supermercados (APAS), Renato Gaspar Martins.

Outras cidades que já colocaram a campanha em prática são Adolfo, Bady Bassit, Catiguá, Cedral, Cosmorama, Elisiário, Olímpia, Floreal, Guapiaçu, Ibirá, José Bonifácio, Mendonça, Mirassol, Monte Aprazível, Neves Paulista, Nhandeara, Nova Granada, Palestina, Severínia, Uchoa, Urupês, Votuporanga, São José do Rio Preto e Catanduva.

A substituição das sacolas descartáveis será feita por sacolas reutilizáveis ou sacolas biodegradáveis, que serão vendidas a 0,19 centavos. “Toda a ação foi pensada para conscientizar a população sobre a necessidade de evitar o descarte de sacolas plásticas no meio ambiente, por serem a causa de entupimentos de bueiros, enchentes e asfixia de animais”, lembra Renato Martins.

Em todo o Estado de São Paulo, a campanha terá início a partir do dia 25 de janeiro. A data foi escolhida porque é o aniversário da cidade de São Paulo, a maior cidade brasileira, com grande volume de supermercados e onde está localizada a sede da APAS e das principais redes de supermercados do país.

A Campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco está alinhada com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que obriga toda a sociedade brasileira a rever seus conceitos sobre a questão do lixo. A APAS iniciou a campanha pela substituição das sacolas, mas este é só o início de um projeto mais amplo que envolve inclusive o estímulo aos supermercadistas de adotarem posturas sustentáveis até na construção da loja. O Guia da Loja Verde por exemplo, é uma publicação inédita do setor, e dá dicas de projetos economicamente viáveis para os empresários.(Fonte:Assessoria de Imprensa)
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com