Quarta, 24 de Abril de 2024

Cidade quer acabar com criações de galinhas em perimetro urbano

Foto: Ilustra.
A multa prevista é de no mínimo R$ 200, dependendo do número de aves
09/06/2011 as 00:14 | Votuporanga | VotuporangaTudo
Até o fim deste mês uma fiscalização em quintais de casas e terrenos baldios será iniciada pelo Secez (Setor de Controle de Endemias e Zoonoses) da Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de determinar a retirada de galinhas e galinheiros que estejam em área urbana.

O veterinário Élcio Estevez Sanchez Jr. explica que as aves e o seu habitat estão entre as principais formas de disseminação e procriação do mosquito palha – transmissor da leishmaniose.

“Nas análises feitas pelo Instituto Adolph Lutz notamos que 70% dos cães doentes foram contaminados pelo mosquito oriundos de galinheiros. A população precisa se conscientizar sobre os riscos à saúde causados por esse tipo de criação dentro do município.

Agora os galináceos deverão ser criados em locais apropriados como chácaras, sítios, fazendas, enfim, oferecer um destino adequado a eles”, explica o veterinário.Cães que convivem num mesmo espaço com galinhas, pintainhos e demais galináceos tem maiores chances de adquirirem a doença.

Além disso, as equipes puderam constatar que aqueles cães que moram ao lado ou no fundo de domicílios que possuem galinheiros têm grandes chances de serem acometidos pela leishmaniose.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com