Quinta, 25 de Abril de 2024

Decisão estratégica do Governo de SP aquece economia regional

09/12/2019 as 07:50 | Região | SBT Interior
Uma decisão do Governo de SP mudou o patamar da aviação no estado e trouxe mais investimento para diferentes setores da região.

No dia 5 de fevereiro de 2019, o governador João Doria anunciou a criação do Programa São Paulo para Todos, que reduziu a alíquota do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) que incide sobre o combustível da aviação paulista. A redução foi de 25% para 12% no imposto e o programa foi lançado oficialmente em junho.

Desde a redução, 605 novas frequências já foram abertas em vários aeroportos paulistas.

Até o começo do ano, apenas a Azul Linhas Aéreas operava no Aeroporto Dario Guarita, de Araçatuba, com três decolagens diárias. Agora, após a chegada da Gol Linhas Aéreas e da VoePass, seis voos são oferecidos para os aeroportos de Campinas, Guarulhos e São Paulo, todos os dias.

A taxa de ocupação dos voos é de 75%, o que vem agradando as companhias que decidiram investir na cidade.

"A gente sente esse movimento e que a cidade merece tudo isso. Araçatuba precisa ter essa atenção especial e o dinamismo do comércio, da indústria, de todas as fontes de trabalho acaba trazendo o pessoal para a cidade", disse a empresária ​Márcia Cristina, que utilizou o aeroporto.

De acordo com dados do Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), o movimento de passageiros no aeroporto em outubro de 2019 subiu quase 20% na comparação com o mesmo período do ano passado.

IMPACTO POSITIVO

O impacto regional também atingiu outros setores. Hotéis já começaram a sentir o aumento no movimento, além do mercado alimentício e, também, o movimento de transportes terrestres.

"A curto prazo, a gente começa a ter conectividade com todo mundo, com muito mais facilidade, e isso nos motiva a sair daqui, buscar negócios, passear. A médio prazo, esse avanço faz com que a pessoas comecem a vir para cá, se interessem em estar aqui. Então novos negócios e novas oportunidades vão acontecer. A longo prazo, certamente a nossa região será muito melhor, mais próspera e rica do que já é", afirmou o diretor regional da Ciesp (Centro de Indústrias do Estado de São Paulo), Samir Nakad.

Para o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, o desenvolvimento do quinto maior do Estado de SP é necessário.

"No bojo do processo das novas concessões de aeroportos de SP, vai ser mais mais um grande ramo importante para o estado e todo o país. Com isso, incentiva a economia e, sobretudo, melhora a conectividade do município de Araçatuba e de toda a região com o Brasil".
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com