Quinta, 25 de Abril de 2024

Operação combate estelionatários que fizeram quase 30 vítimas

19/11/2019 as 16:12 | Estado de São Paulo | SBT Interior
A Polícia Civil do Estado de São Paulo, por meio da Delegacia de Polícia de Teodoro Sampaio - Deinter 8 e Delegacia de Investigações Gerais de Santos - Deinter 6, deflagrou, nesta manhã (19), a Operação Magneto visando o cumprimento de 31 mandados de prisão temporária e 59 mandados de busca domiciliar.

A investigação teve inicio em Teodoro Sampaio​ (SP),​ quando ​houve o ​registro de boletim de ocorrência sobre a venda de um equipamento, mesa de som, pela plataforma de um site de comércio eletrônico.

Na oportunidade a vítima, morador de Teodoro Sampaio, recebeu comentários no campo "perguntas ao vendedor" do anúncio em que uma pessoa estaria interessada na aquisição do equipamento com a indicação de uma conta de e-mail para o prosseguimento da negociação.

Acreditando no real interesse pela aquisição da mercadoria, a vítima manteve tratativas pelo correio eletrônico e recebeu em sua caixa de entrada um e-mail fake com características de pertencer a um site universal de compras/vendas sobre a venda do produto, dados do comprador e o endereço de entrega na cidade de São Paulo.

Sendo assim, providenciou-se o envio da mesa de som ao endereço indicado e, com a efetiva entrega, a vítima não mais conseguiu qualquer tipo de contato, amargando considerável prejuízo financeiro com a prática do estelionato.

Com o avanço das investigações, inclusive com o uso de ferramentas tecnológicas, descobriu-se o funcionamento de uma organização criminosa, ​em Bertioga​ (SP)​, dedicada a prática de golpes pela plataforma da internet e que, parte dos criminosos, atuavam na capital paulista para o recebimento das mercadorias enviadas pelas vítimas de todas as regiões do país pelos Correios ou transportadoras, postando-se defronte aos endereços e se passando por falsos destinatários dos produtos.

A investigação ainda revelou o encontro de ao menos 28​ ​vítimas que tiveram um prejuízo estimado de R$ 350 mil.

A Polícia de Teodoro Sampaio representou pela decretação das medidas cautelares e, por questões processuais, o juízo local declinou a competência para a comarca de Bertioga, sede da organização criminosa, remetendo-se os autos aquele juízo que concedeu as prisões temporárias e buscas domiciliares, e o inquérito policial foi encaminhado a Delegacia de Investigações Gerais de Santos para o prosseguimento das diligências investigativas.

A ação desencadeada nas cidades de São Paulo, Bertioga, Santos e P​oá​ contou com a participação de 300​ ​policiais civis, inclusive com o apoio do DOPE​ (​Departamento de Operações Policiais Estratégicas​)​.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com