Terça, 23 de Abril de 2024

Fernandópolis ganhará em breve o Centro Dia do Idoso

15/11/2019 as 17:17 | Fernandópolis | Da Redaçao
Está programada para a última quinzena do ano a inauguração do ‘Centro Dia do Idoso’, um projeto da Prefeitura de Fernandópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania.

As ações desenvolvidas no ‘Centro Dia do Idoso’ serão realizadas por meio do Serviço de Proteção Social Especial- SPSE para pessoas idosas e vai proporcionar um espaço de acolhimento, proteção e convivência adequados às suas necessidades.

O atendimento integral da unidade será destinado às pessoas idosas que estejam inseridas em programas de transferência de renda e se encontrem em situação de vulnerabilidade ou risco social, semi-dependentes, para realização de atividades da vida diária, cujas famílias não tenham condições de prover esses cuidados durante o dia ou parte dele.

Todos os participantes serão inclusos em atividades socioassistenciais, socioeducativas, saúde e alimentação, contribuindo para que tenham a cada dia uma melhor qualidade de vida e promovendo o fortalecimento dos vínculos familiares por meio de orientações à família.

“Esse novo projeto visa diminuir os casos de idosos que se encontrem em situação de vulnerabilidade social e risco pessoal ou abandono por não terem local adequado para ficar no período diurno. Desta forma, vamos possibilitar a convivência comunitária da pessoa idosa em companhia de outras pessoas por meio da equipe multidisciplinar que atenda suas necessidades. Dentre nossas propostas também vamos desenvolver ações com as famílias, possibilitando o fortalecimento de vínculos, autonomia e orientações sobre cuidados básicos e essenciais com a pessoa idosa. Será uma grande conquista para nosso município”, explanou a secretária de Assistência Social, Silmara Teixeira.

Para manter as ações com êxito, o projeto será desenvolvido pela Secretaria de Assistência em parceria com a Secretaria da Saúde, Secretaria da Educação, Secretaria do Esporte, Cultura e demais áreas necessárias para a existência da interlocução dos direitos da pessoa idosa. O ‘Centro Dia do Idoso’ vai funcionar de 2ª a 6ª feira, exceto aos sábados, domingos feriados e pontos facultativos, das 8h às 17h.

USUÁRIOS

São condições de inclusão:

residir no município no mínimo 02 (dois) anos;

ter idade igual ou superior a 60 anos;

estar em situação de semi-dependência

estar em situação de vulnerabilidade social ou risco social;

atender aos critérios de inclusão dos programas de transferência de renda;

renda familiar de até 03 (três salários mínimos);

pertencer a famílias que não possuam condições de prover os cuidados durante o dia ou parte dele, que estejam trabalhando ou estudando.

A inclusão do idoso no serviço será realizada após parecer técnico avaliativo da equipe multidisciplinar;

Mais informações, basta ligar na SMASC, telefone: 3442-2129
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com