Sexta, 19 de Abril de 2024

Mulheres, idosos e deficientes poderão desembarcar fora do ponto

20/09/2019 as 14:11 | Estado de São Paulo | Da Redaçao
Mulheres, idosos e pessoas com deficiência que têm medo de serem assaltadas ao desembarcarem tarde da noite de um ônibus, voltando para casa, podem ter a esperança de que isso está com os dias contados. Foi aprovada ontem na Alesp uma lei que permite o desembarque em lugares diferentes dos pontos tradicionais.

Esse público específico poderá desembarcar, entre as 22h e 5h, em locais que não são os pontos de parada regulares. O projeto de lei 240/2019, aprovado na quarta-feira (18/9), vale para os transportes metropolitanos de baixa e média capacidade nas Regiões Metropolitanas do Estado.

A lei, de autoria do deputado Tenente Coimbra, permitirá que estas pessoas possam ficar mais próximas de seus destinos. "A ideia é reduzir a vulnerabilidade a que este público está sujeito durante a noite e madrugada, quando se tornam alvos preferenciais de criminosos", explicou o parlamentar.

Para virar lei, o PL precisa ser sancionado pelo governador João Doria. A lei não traz despesa adicional aos cofres públicos, pois a parada deve obedecer ao trajeto regular das linhas e os transportes intermunicipais não desviarão de suas rotas, mas simplesmente desembarcarão as pessoas e seus acompanhantes no local determinado e avisado anteriormente por elas (exceto locais em que é proibido estacionar), sob pena de multa para o não-cumprimento.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com