Terça, 23 de Abril de 2024

Defesa Civil decreta estado de alerta em Fernandópolis

12/09/2019 as 16:30 | Fernandópolis | Da Redaçao
O inverno ainda nem acabou e Fernandópolis registra a menor baixa da umidade relativa do ar. Os termômetros da estação meteorológica da Defesa Civil municipal registraram no inicio da tarde desta quinta-feira (12-09) 38,9ºC e 10% de umidade relativa do ar. Esta é a menor medição registrada na cidade neste ano de 2019.

Com o clima seco e quente o ar fica mais denso, dificultando a dissipação da poluição, que aumenta e fica acumulada próxima a superfície, principalmente nos grande centros urbanos. Esse fenômeno, conhecido como inversão térmica, deixa o ar seco e provoca a baixa umidade relativa do ar, gerando a sensação de abafamento, diminuindo a qualidade do ar que respiramos.

Esse tempo é apropriado para a formação e propagação de queimadas, o que prejudica ainda mais a qualidade do ar.

O INMET - Instituto Nacional de Meteorologia emitiu no último dia 10/09 o Alerta Vermelho para os estados de São Paulo e Mato Grosso, prevendo uma onda de calor de até 5º C acima da média.

Segundo o Coordenador Municipal de Defesa Civil, Edmar de Oliveira, algumas recomendações são importantes serem seguidas, principalmente para crianças e idosos: Evitar exercícios físicos ao ar livre nos momentos mais quentes do dia (11h às 17h); permanecer em locais protegidos do sol; evitar sair ao ar livre sem proteção solar; usar soro fisiológico nos olhos e narinas; e umidificar o ambiente. O Coordenador relatou ainda que após identificar uma criança ou idoso com dores de cabeça, tonturas, náuseas, irritações nos olhos, nariz e garganta, que procure o médico imediatamente.

PREVENÇÃO

Beba muito líquido, coma mais frutas e vegetais, pois a desidratação é um sério risco a saúde, principalmente de crianças e idosos.

Evite contato direto com objetos que acumulam poeira facilmente, como cortinas, tapetes e bichos de pelúcia. Não se exponha ao uso do ar condicionado, pois resseca ainda mais o ar. Fique longe, mas muito longe da fumaça de cigarros!

O ar dentro de casa deve ser umedecido com auxílio de toalhas molhadas, deixadas nos cômodos da casa, e com o uso de alguns aparelhos disponíveis para esse fim.

Nunca esfregue os olhos irritados! Quando for necessário, devem ser limpos com algodão e água esterilizados, para evitar conjuntivites e outros problemas oculares.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com