Sexta, 19 de Abril de 2024

Vereador agradece deputado Fausto Pinato pela Academia da Saúde

22/08/2019 as 09:23 | Fernandópolis | Da Redaçao
Foi autorizada na terça-feira,20, na Câmara Municipal, abertura de crédito adicional suplementar, por excesso de arrecadação, no valor de R$125.000,00, destinado à construção do polo da Academia da Saúde.

O vereador Gilberto Vian explicou que em 2018 foi lançado um programa de academias para os municípios brasileiros. “Em novembro daquele ano fiz uma indicação pedindo essa academia para nossa cidade, depois enviei o protocolo e a indicação para o deputado Fausto Pinato, que foi quem conquistou a academia para a nossa cidade”, disse Gilberto.

O Programa Academia da Saúde é uma estratégia de promoção da saúde e produção do cuidado para os municípios brasileiros. Seu objetivo é promover práticas corporais e atividade física, promoção da alimentação saudável, educação em saúde, além de contribuir para a produção do cuidado e de modos de vida saudáveis e sustentáveis da população. Os polos de Academia da Saúde são espaços públicos dotados de infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados.

Em Fernandópolis, a Academia da Saúde será construída em terreno situado na Rua Maria Eudóxia Campos Rolim, no Residencial Wilfredo de Souza Nazareh, abrangendo mais de 11 mil pessoas, pertencentes às equipes de Estratégia da Saúde da Família das Unidades Básicas de Saúde dos bairros Cecap, Araguaia e Paraíso.

Incialmente, as principais atividades desenvolvidas serão: práticas corporais e atividades físicas através de grupos de caminhadas, ginásticas, danças, jogos ou brincadeiras, considerando a demanda da comunidade; promoção de alimentação saudável, com realização de oficinas de culinária utilizando o “Guia Alimentar” para a População Brasileira e outros materiais de formação para subsidiar ações e serviços relacionados à alimentação saudável no âmbito do SUS; enfrentamento ao uso do tabaco e de seus derivados, através da formação dos grupos de tabagismo; enfrentamento ao uso abusivo do álcool e outras drogas, através de formação de grupos terapêuticos, rodas de conversa e outras ações que julgarem necessárias, contando com a participação dos profissionais do Caps-AD do município; práticas artísticas, através de oficinas; promoção do desenvolvimento sustentável, envolvendo principalmente a população da área da UBS do Araguaia, através de organização de espaços para trocas de roupas (brechós comunitários), oficinas para reutilização de materiais descartáveis; práticas de educação em saúde, tendo o usuário como sujeito ativo nas ações, promovendo assim, em conjunto, conhecimentos sobre o processo saúde-doença.

O vereador Gilberto explicou que a manutenção das atividades do polo, bem como a sustentabilidade do programa no município contará com o custeio mensal recebido do Ministério da Saúde, no valor de R$3.000,00, e deverá ser complementada com recurso municipal e estadual.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com