Quinta, 25 de Abril de 2024

Vilarinho abandona obra na marginal do Distrito Industrial 6

08/02/2019 as 14:00 | Fernandópolis | Da Redaçao
A Construtora Vilarinho, responsável pela obra de pavimentação asfáltica na avenida Litério Grecco, futura via de acesso ao Distrito Industrial 6 em Fernandópolis, não cumpriu o contrato e acabou abandonando a obra na fase final.

A empresa protocolou carta de desistência no início do mês, alegando falta de capacidade para concluir a obra. Os ternos deste documento ainda não foram divulgados pela municipalidade, mas há informações que faltaram recursos financeiros para comprar produtos.

A Vilarinho venceu licitação em outubro de 2016 na gestão da ex-prefeita Ana Bim, e de lá para cá, tocou a obra à passos de tartaruga. Oficialmente iniciou as obras em agosto de 2017, depois que Prefeitura concluiu em partes a terraplanagem.

Pela manhã a empresa fabricava os tubos de concreto e a tarde, a mesma equipe realizava a colocação da rede de galerias. Esse trabalho durou praticamente um ano. Em agosto de 2018 pediu renovação de prazo, alegando excesso de chuva que teria dificultado a obra.

O contrato foi reajustado em mais alguns meses, finalizando no dia 12 dezembro, com prazo de prestação de contas até 12 de janeiro deste ano. Nesse período a construtora conseguiu colocar as guias e sarjetas, além da brita e impermeabilização em toda a extensão do trecho de pouco mais de 900 metros.

Do dia 12 de janeiro até o início do mês, a obra ficou paralisada com apenas reparos após períodos de chuva. Nesse período a empresa foi retirando todo o maquinário e equipamentos.

Houve diversas tentativas de terceirização do serviço, mas o valor que faltava para concluir a obra não é suficiente para pagar o custo da capa asfáltica.

A Prefeitura de informou a RN que pediu prioridade no setor de licitações para edição de um novo edital de licitação para contratar outra empresa para concluir o serviço.

O prefeito André Pessuto disse que irá tomas as providências cabíveis para punir a empresa que desistiu da segunda obra em andamento. A primeira desistência foi na pavimentação de algumas ruas no bairro Jardim Ipanema.

A Construtora Vilarinho chegou a vencer licitação para pavimentação do bairro Alto das Paineira, mas foi desclassificada por ter sido punida pela desistência da obra anterior.
Essa construtora era a única de iniciava os trabalhos às 7h00 da manhã e parava exatamente às 17h00, diferente das demais empresas que estão com empreendimentos em Fernandópolis. Tanto a CBR de Santa Fé e a Noromix de Votuporanga, começam os trabalhos às 7h00 e vão até às 20h00 ou mais, aproveitando a luz do sol.

Do período de um ano e quatro meses, a Vilarinho nunca trabalhou um final de semana ou feriado prolongado. Apareceu um único sábado e um domingo pela manhã em período alternado.

Além de não concluir a obra, provocou o fechamento de vias de acesso a algumas chácaras, causando transtorno aos moradores daquela região, além de dificultar o funcionamento de um Motel às margens da rodovia Euclides da Cunha.

O local também é um dos principais pontos de ligação da rodovia com o Frigorífico Cofercarnes em Fernandópolis.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com