Sexta, 19 de Abril de 2024

Fernandópolis está fora de risco para doenças causadas pelo Aedes

13/12/2018 as 07:33 | Fernandópolis | Da Redaçao
O Ministério da Saúde divulgou, nesta quarta-feira (12), que 250 cidades do estado de São Paulo estão em situação de alerta ou risco de surto de dengue, zika e chikungunya, de acordo com o novo Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2018.

Com índice de apenas 0,4, Fernandópolis possui nível "satisfatório", ou seja, está fora de risco.

Na região noroeste paulista, cidades como Araçatuba, S.J.do Rio Preto, Votuporanga, Cardoso, Jales, Catanduva, Cosmorama, Estrela D´Oeste, Guarani D´Oeste, São João de Iracema, Uchoa, Pedranópolis, entre outras, estão em risco ou alerta para essas doenças.

Ao todo, 208 estão em alerta e 42 em risco de surto. Outras 388 estão em situação satisfatória e outros cinco municípios utilizaram armadilha, que é usada quando a infestação do mosquito é muito baixa ou inexistente.

A cidade de São Paulo está em situação satisfatória. Na capital paulista, a maior parte dos criadouros foi encontrada em depósitos domiciliares (4.456), seguida de depósitos de lixo (1.899) e água (629).

DADOS NACIONAIS

Em todo o país, 5.358 municípios, 96,2% das cidades, realizaram algum tipo de monitoramento do mosquito transmissor dessas doenças, sendo 5.013 por levantamento de infestação (LIRAa/LIA) e 345 por armadilha.

O Ministério da Saúde recomenda aos municípios que realizem ao menos quatro vezes ao ano o LIRAa. Em janeiro de 2017, a pasta tornou obrigatório o levantamento entomológico de infestação por Aedes aegypti pelos municípios e o envio da informação para as Secretarias Estaduais de Saúde e destas, para o Ministério da Saúde.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com