Sexta, 19 de Abril de 2024

Doria diz que defende PSDB fora da base aliada de Bolsonaro

12/12/2018 as 18:56 | Estado de São Paulo | Da Redaçao
O governador eleito de São Paulo, João Doria, afirmou nesta quarta-feira (12), após visita à sede do governo de transição do presidente eleito, que prefere o PSDB fora da base aliada de Jair Bolsonaro no Congresso Nacional.

Doria viajou a Brasília nesta quarta para participar do fórum de governadores eleitos, organizado na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Ao final do encontro com os futuros chefes dos Executivos estaduais, ele foi ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede do governo de transição, e se reuniu com o futuro ministro da Justiça, Sérgio Moro. Segundo o governador eleito, enquanto ele conversava com Moro, Bolsonaro passou pelo gabinete e o cumprimentou.

No segundo turno da disputa presidencial, Doria apoiou abertamente a candidatura de Bolsonaro ao Palácio do Planalto. Em meio à campanha, ele, inclusive, lançou o voto "BolsoDoria", que sugeria votar em Bolsonaro para presidente e Doria para o governo de São Paulo.

A campanha explícita de Doria para Jair Bolsonaro gerou mal-estar entre tucanos no período eleitoral, entre os quais o próprio padrinho político do governador eleito, o ex-governador paulista Geraldo Alckmin, que concorreu a presidente, mas foi derrotado no primeiro turno.

Na entrevista coletiva que concedeu nesta quarta no CCBB, João Doria defendeu que as bancadas do PSDB na Câmara e no Senado votem a favor de todos os projetos do futuro governo quando forem de interesse do desenvolvimento do país, porém, sem se vincular diretamente ao Palácio do Planalto.

"Eu defendo que o PSDB tenha uma posição a favor de todos os projetos do governo Bolsonaro que representem geração de emprego, geração de renda e melhoria da qualidade de vida da população", declarou o governador eleito de São Paulo ao ser questionado por repórteres sobre se defendia que o PSDB ingressasse formalmente na base aliada de Bolsonaro.

Negociações com partidos


Nas últimas duas semanas, Jair Bolsonaro tem feito rodadas de conversas com bancadas de partidos que têm assento no Congresso Nacional para discutir apoio ao futuro governo. O encontro com a bancada tucana ocorreu na última quarta-feira (5).

Ao final da reunião com o presidente eleito, o líder do PSDB na Câmara, deputado Nilson Leitão (MT), afirmou a jornalistas que o partido apoiará o futuro governo em projetos que também sejam da "agenda tucana".

De acordo com o líder tucano, entre os projetos defendidos pela bancada do PSDB que o Planalto pode contar com os votos do partido estão as reformas previdencária e tributária.

"O governo Bolsonaro vai ter apoio para tudo aquilo que também é a agenda tucana, todas as reformas, a agenda que nos une", declarou Nilson Leitão na semana passada.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com