Sábado, 20 de Abril de 2024

Novos agentes mirins tomam posse em Fernandópolis

Crianças eleitas terão mandato em vigor ao longo do ano de 2019
13/12/2018 as 06:51 | Fernandópolis | Da Redaçao
A noite de 11 de dezembro foi especial para as 15 crianças que tomaram posse nos cargos do programa “Prefeito e Agentes Mirins”. A cerimônia aconteceu na Câmara de Vereadores, reunindo agentes políticos, os estudantes e seus familiares.

O programa “Prefeito e Agentes Mirins” é realizado pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, em parceria com as secretarias de Educação, Comunicação e Comissão de Eventos da Prefeitura de Fernandópolis. Ele tem o objetivo principal de estimular as crianças para as boas práticas de gestão pública e o interesse para as ações políticas, despertando ainda o conhecimento do sistema público municipal, seu funcionamento e suas ações em benefício da população.

As crianças do quarto ano do ensino fundamental da rede municipal são o público-alvo do programa. Elas participaram de um concurso realizado pela Defesa Civil municipal para a escolha do prefeito, vice-prefeito, secretários municipais e vereadores (presidente, vice-presidente e 1º e 2º secretário da Câmara de Vereadores).

As melhores cartas de cada escola, em todas as categorias, foram avaliadas por uma banca examinadora, tendo como critério de escolha cinco quesitos: melhor redação, melhor proposta, aluno com bom rendimento escolar e aluno com menos falta. Os estudantes eleitos neste programa terão seus mandatos em vigor por período de 12 meses a contar da posse.

O ouvidor municipal, Edmar de Oliveira, agradeceu ao prefeito André Pessuto pelo apoio ao projeto. “É missão de todo agente público valorizar as crianças, que são o futuro de nosso país. Aqui em Fernandópolis, por meio da Defesa Civil, estamos colocando em prática este projeto, que é de uma importância tão grande. Quem sabe daqui uns anos, esses agentes não estejam aqui sentados nas cadeiras como vereadores ou como prefeito. Também parabenizo todos os professores da rede municipal, os pais e crianças que conseguiram ser eleitos por meio do desempenho escolar e hoje estão sendo empossados como agentes mirins”. Edmar também fez um agradecimento especial aos agentes mirins de 2018, que encerram neste mês as ações do mandato.

Lucimara Cristina Passerine Rossato, secretária municipal de Educação, destacou que é um privilégio participar desta parceria. “Formar cidadãos críticos e participativos é função de nossas escolas, assim esse programa colabora muito para estimular o senso crítico das crianças e contribui para a formação de futuros homens e mulheres conscientes da necessidade da participação e conhecimento de nossa política. Agradeço aos diretores, professores, assessores pedagógicos, aos pais que incentivam seus filhos e a vocês crianças, parabéns e sucesso”, disse.

O presidente da Câmara de Vereadores, Étore Baroni também destacou a importância do projeto. “É esse tipo de consciência que fará com que essas crianças sejam adultos de bem. Quero parabenizar a todos por essa integração, estamos orgulhosos, que a população se espelhe em vocês”, falou.

O prefeito André Pessuto destacou que o projeto é uma das ações mais importantes que o atual mandato implantou. “As crianças passam a entender o funcionamento dos poderes Legislativo e Executivo, aprendem um pouco mais sobre política em um momento importante da vida delas e os pais também se envolvem um pouco mais. Se o país todo tivesse um projeto como esse, talvez estivéssemos vivendo um momento melhor na política”, afirmou.

A prefeita mirim eleita também fez seu discurso. “É com muito carinho que eu venho representar todos os meus colegas da rede municipal de ensino. O programa “Agentes Mirins” a longo prazo trará grandes benefícios a Fernandópolis, pois estamos iniciando uma formação lúdica e política. Quem sabe, futuramente, um de nós não seja o gestor de nosso município. Espero que a minha doçura presente nessa gestão e a força da criança que há em mim sejam combustíveis que a máquina pública precisa para direcionar nossos governantes nas tomadas de decisões. Gostaria de dedicar este momento aos meus pais e irmãos, professores e gestores que sempre me orientaram. Minha eterna gratidão”, falou.



AGENTES MIRINS ELEITOS:

Gabrielly Cintia Rodrigues Pelegrin - Presidente da Câmara – escola “Professor Ivonete Amaral da Silva Rosa”

Mariany Maciel Pinheiro – Vice-presidente da Câmara – escola“José Gaspar Ruas”

Gabriel Henrique Costa Godoi – Primeiro Secretário – escola “Ivonete Amaral da Silva Rosa”

Lívia Vitória da Silva – Segunda Secretária – escola Ivonete Amaral da Silva Rosa

Laura Morgon – Secretária de Meio Ambiente – escola “Koei Arakaki”

Ana Julia Rodrigues de Oliveira – Secretária de Saúde – escola “Antônio Maurício da Silva”

Lara Fernanda Ferreira Giordani – Secretária de Trânsito – escola “Pedro Malavazzi”

Rafael Andriani Cortez – Secretário de Obras – escola “João Garcia Andreo”

Giovana Correia Moura – Secretária de Educação – escola “Pedro Malavazzi”

Karilyn Ayane – Secretária de Comunicação – escola “Coronel Francisco Arnaldo da Silva”

Felipe Zerpa – Secretário de Esportes – escola “Pedro Malavazzi”

Letycia Giovana de Gouveia Araujo – Secretária de Cultura – escola “José Zantedeschi”

Samara de Souza – Ouvidora – escola “ Dr.Alberto Senra”

Camily Vitória de Lima Valadão – Vice-prefeita – escola “Coronel Francisco Arnaldo da Silva”

Maria Clara Alves Liossi – Prefeita – escola “Ivonete Amaral da Silva Rosa”
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com