Quinta, 18 de Abril de 2024

Moradores estão assustados com aparecimento de jacarés

16/10/2018 as 15:00 | Brasil | Da Redaçao
O aparecimento de jacarés nas ruas do Recreio, Zona Oeste do Rio, tem assustado os moradores. Cerca de sete animais foram avistados no canal que fica na região, na manhã deste terça-feira (16).

Conceição Alves, moradora do bairro há mais de 20 anos, contou que viu um dos animais andando pela Avenida Gilka Machado e registrou. Segundo ela, é comum encontrar os animais no canal, mas ver os jacarés nas ruas assusta.

“Nós estamos acostumados a vê-los mais aqui [dentro do canal]. Você ver um de noite vindo andando calmamente como ele veio, realmente assusta”, disse Conceição em entrevista ao G1.

Em períodos de chuva é comum a aparição destes animais nas áreas urbanas, segundo destacou o biólogo Ricardo Freitas, do Instituto Jacaré. Ele explica que o aumento de volume da água do canal facilita a saída dos animais de dentro do canal.

Ricardo também alertou que os jacarés saem do habitat em busca de alimentos, e parte disso é por culpa dos próprios moradores. “Muita gente joga lixo no canal, que é bastante estreito, os jacarés não tem muito para onde ir e, com a questão do lixo, a qualidade do alimento também diminui. Aí entra o problema dos moradores que alimentam os jacarés. Porque ficam com pena, se solidarizam. Os animais acabam indo atrás disso”, afirmou o biólogo.

O G1 informa que o Instituto Jacaré desenvolve estudos e monitoramento em prol da conservação de jacarés e alerta para que a população não esqueça que eles são animais que podem oferecer risco aos seres humanos.

Ricardo ainda ressaltou que, por questões de segurança, a população não pode interagir com os jacarés. Ao avistar um animal, os moradores devem ligar para a prefeitura ou para o Corpo de Bombeiros. "É importante informar autoridades que estejam por perto para que a área seja isolada até a chegada dos bombeiros que farão a remoção do animal", destacou.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com