Terça, 23 de Abril de 2024

Projeto de Pinato, Dia da Imigração Chinesa é comemorado

14/08/2018 as 07:50 | São Paulo | Da Redaçao
De autoria do deputado federal Fausto Pinato, a Lei que cria o Dia da Imigração Chinesa está sendo comemorada em todo o País por chineses e brasileiros.

Neste domingo, 12, no Parque da Aclimação, em São Paulo, por exemplo, a Associação Chinesa do Brasil realizou uma série de atrações culturais como forma de reverenciar a data.

O evento contou com a presença da cônsul geral da China, Chen Peijie, do deputado federal Fausto Pinato e da primeira-dama de São Paulo, Lúcia França, bem como de mais de 200 representantes da sociedade chinesa no Brasil.

O presidente da Associação Chinesa, Ronaldo Zhu, disse em seu discurso que o Brasil acolheu como uma mãe as pessoas vindas de todo o mundo.

O dia 15 de agosto foi definido pelo governo brasileiro, por meio de um Projeto apresentado por Pinato, como o Dia Nacional da Imigração Chinesa. “O Brasil tinha uma dívida histórica com o povo chinês. Uma dívida de reconhecimento. Uma dívida de gratidão pela grande contribuição e amizade que soubemos fortalecer até aqui. Hoje, não tarde, nosso País celebra a chegada do povo chinês como algo determinante e simbólico para o crescimento no nosso País”, disse Pinato.

Para Pinato, todos os povos que vieram para o Brasil foram reconhecidos pela história, porém havia uma lacuna quanto ao reconhecimento do povo chinês. “Por isso tomei essa iniciativa de dar ao povo chinês uma celebração a altura que eles merecem, um dia que pudesse reverenciar a importância do povo da China. É uma Lei que carimba a amizade do Brasil com a China”, ponderou.

Para Pinato, o Brasil está caminho do diálogo e do respeito, mas ainda está longe de derrubar todos os obstáculos que impedem o crescimento reciproco das duas nações. “Temos que fortalecer mais a nossa troca de experiência. Temos que fortalecer o nosso turismo. Os turistas do Brasil não conhecem ainda a China e a China ainda não conhece as maravilhas do Brasil. É preciso simplificar o tratamento dispensado ao povo chinês”, conclamou.

Finalizando seu pronunciamento, Pinato afirmou que a data será celebrada todos os anos por gerações. “Todo o dia 15 de agosto, temos um encontro marcado. Um encontro com o povo chinês, com a cultura chinesa. Será o dia do dragão no Brasil. Dia de contar às crianças a história, de celebrar a amizade e festejar as conquistas”, comemorou.

SESSÃO SOLENE

Na próxima quarta-feira, 15, às 10h, o Congresso Nacional irá realizar uma Sessão Solene para comemorar a data. O deputado Fausto Pinato será o presidente da Sessão.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com