Terça, 16 de Abril de 2024

Fernandópolis sedia abertura do encontro técnico da Embrapa

Técnicos exercitaram planejamento alimentar para gado de corte
10/08/2018 as 06:50 | Fernandópolis | Da Redaçao
A primeira palestra do Encontro Técnico do Programa Bifequali TT, realizada em Fernandópolis, se transformou rapidamente em um exercício de planejamento alimentar para o rebanho de corte, coordenado pela pesquisadora Patrícia Menezes, da Embrapa Pecuária Sudeste.

O encontro, que também contou com a presença do secretário municipal de Agricultura de Fernandópolis, Rafael Cardoso, teve início nesta quarta, 8, e termina amanhã, 10, passando por municípios e propriedades rurais da região e reunindo profissionais, incluindo técnicos do projeto e a equipe da Embrapa.

O Bifequali TT é um programa de transferência de tecnologia para a pecuária de corte criado pela empresa de pesquisa há quatro anos. Os técnicos são treinados de forma continuada pela equipe da Embrapa Pecuária Sudeste e se tornam aptos a implementar as tecnologias nas propriedades. O centro de pesquisa acompanha a atuação desses técnicos por meio da coleta de dados e da avaliação do impacto das tecnologias adotadas.

O programa busca aproximar a pesquisa do campo, estimulando o relacionamento entre nossos pesquisadores e os técnicos e todos saem ganhando. Os pesquisadores ficam próximos da realidade e podem prospectar as demandas que precisam ser resolvidas. Por outro lado, os técnicos aproveitam esse contato para conhecer melhor as tecnologias que serão repassadas aos pecuaristas.

Durante os três dias de encontro – o primeiro realizado fora da Embrapa – os participantes terão acesso a informações teóricas e atividades práticas. Na abertura, o secretário de Agricultura de Fernandópolis, Rafael Cardoso, disse que o município tem aproximadamente 900 propriedades rurais e um rebanho estimado em 32 mil cabeças.

O chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Pecuária Sudeste, Alexandre Berndt, falou sobre a relevância do Bifequali TT para o desenvolvimento da pecuária na região.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com