Sexta, 19 de Abril de 2024

Inquérito canino censitário é realizado em Meridiano

09/03/2018 as 06:00 | Meridiano | Da Redaçao
A leishmaniose visceral canina (LVC) é uma antropozoonose, de transmissão vetorial que tem como agente etiológico o protozoário Leishmania Chagasi. Acomete animais silvestre e doméstico, sendo o cão o principal reservatório no ciclo urbano. A via de transmissão ocorre por meio da picada de flebotomineo, cuja espécie de maior importância epidemiológica é Lutzomya longipalpis. No Brasil, a Leishimaniose Visceral (LV) constitui-se num grave problema de saúde pública devido a sua ampla distribuição geográficas, ao elevado número de casos e a gravidade de suas formas clínica.

O Inquérito Canino é realizado através da Equipe Municipal capacitada pelo Instituto Adolfo Lutz – São José do Rio Preto/SP. É realizada a coleta (sorologia) do cão na sua residência com a permissão de seu proprietário através do profissional Médico Veterinário juntamente com a sua equipe. Após esta coleta os exames são centrifugados no Laboratório Municipal, onde são realizados os exames através do KIT TR DPP – Bio Manguinhos fornecidos pelo Ministério da Saúde. Os exames Positivos através deste Teste Rápidos são encaminhados ao Instituto Adolfo Lutz – São José do Rio Preto para a realização da contra prova – Exame ELISA.

O Município de Meridiano deu início ao inquérito canino no ano de 2016 onde foi coletada 177 amostra sendo destas 02 cães positivos. No ano de 2017 foi coletada 513 amostra, positivando 09 cães.

Neste ano 2018 foram planejadas através do Ministério Publico da Saúde a realização de 500 coletas, a equipe Municipal deu inicio a estas coletas no mês de Fevereiro coletando 100 amostras da qual positivaram 11cães no Teste Rápido estes exames serão encaminhadas ao Adolfo Lutz para ser realizado a contra prova exame ELISA.

A LEISHIMANIOSE MATA. MAS ELES NÃO TÊM A MENOR CONCIENCIA DISSO. PROTEJA O SEU ANIMAL E SUA FAMíLIA.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com