Sábado, 20 de Abril de 2024

Dado assina acordo com IFSP e novos cursos são anunciados

A Prefeitura oferece transporte e alimentação aos estudantes do Instituto Federal e, como contrapartida, eles terão novos cursos gratuitos para a comunidade
17/02/2018 as 10:47 | Votuporanga | Da Redaçao
Uma parceria entre Prefeitura e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Votuporanga tem rendido diversos benefícios a estudantes, principalmente aos de baixa renda.

O município garante transporte e alimentação para centenas de alunos e como contrapartida o IFSP abrirá diversos novos cursos de forma gratuita para a comunidade.
Em todo o Estado, dos 36 campus existentes, apenas as prefeituras de Votuporanga e de Birigui mantêm as duas parcerias com o IFSP.

Os termos que confirmam os compromissos foram assinados na tarde desta sexta-feira (16/2) pelo prefeito João Dado e pelo Diretor do IFSP, Marcos Furini. Um dos documentos garante a continuidade da oferta do transporte pelo município para mais de 100 alunos em situação de vulnerabilidade social matriculados nos cursos técnicos e em outro a Prefeitura garante a alimentação para 340 jovens que permanecem na instituição para estudo em tempo integral, das 7h às 17 horas.

“Em nome dos pais dos alunos, dos estudantes e servidores do IFSP venho agradecer muito ao prefeito João Dado e à administração municipal por assumir essa responsabilidade de transporte e também de merenda. O que está em jogo aqui é a permanência desses alunos na escola e a conquista da formação profissional. Por isso, essa conquista é fundamental”, destacou Furini.

Segundo o diretor, o IFSP, 70% dos seus matriculados estão em condição de vulnerabilidade social. “A eles nós já atendemos com educação de qualidade e, com a ajuda da Prefeitura, reforçamos a oferta do transporte e merenda. É realmente um diferencial muito grande a Prefeitura de Votuporanga ofertar esses benefícios”, disse.

Contrapartida

Como contrapartida aos benefícios que a Prefeitura oferece ao IFSP, o Instituto prevê prestar mais cursos à população. Pelo acordo, o IFSP oferecerá mais de 500 horas nesse primeiro semestre, com 10 cursos já para serem iniciados em março, entre eles os cursos de NR10, Auto Cad, curso preparatório para vestibular e diversos outros. “São cursos de alto valor, mas que serão oferecidos gratuitamente para Votuporanga graças a essa parceria formalizada com o prefeito João Dado”, observa o Diretor do IFSP, Marcos Furini.

No início de 2017, a Prefeitura de Votuporanga oficializou pela primeira vez o compromisso de transportar gratuitamente alunos em situação de vulnerabilidade que frequentam cursos técnicos no Campus de Votuporanga do IFSP – Instituto Federal de São Paulo, localizado na avenida Jerônimo Figueira da Costa.

“Com frota própria, ofereceremos transporte gratuito dos alunos dos cursos técnicos que moram em bairros distantes do Instituto Federal e dependem desse auxílio. Desde 2017, temos um documento que oficializa a responsabilidade do município em oferecer esse transporte todos os anos e de maneira ininterrupta e gratuita. Nesta sexta-feira, renovamos esse compromisso”, disse o prefeito.

O diretor geral Marcos Furini ressalta que “todo início de ano ficávamos preocupados com a oferta deste serviço. Agora, este documento nos dá a segurança de que, independente do gestor que estiver na Prefeitura, o transporte será mantido”, destacou Furini.
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com