Quinta, 25 de Abril de 2024

Presidente da FAESP é o Embaixador da Agricultura do Estado de SP

12/12/2017 as 07:50 | Fernandópolis | Da Redaçao
Em solenidade realizada, no Tribunal de Justiça de São Paulo, o Presidente Fábio Meirelles recebeu a homenagem, diploma e o título de Embaixador da Agricultura do Estado de São Paulo, por sua alta contribuição ao desenvolvimento do agronegócio do País. Durante o Fórum de Debates "Desenvolvimento Paulista, compromisso com o Brasil", o governador Geraldo Alckmin proferiu a palestra "São Paulo - uma locomotiva a favor do desenvolvimento e do crescimento econômico e social do Brasil".

A abertura do evento ficou a cargo do vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro José Antonio Dias Toffoli.

O presidente do TJSP, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, destacou que o Tribunal é um espaço de cidadania, aberto para receber todos os segmentos da sociedade para dialogar e debater.

Na abertura, o ministro Toffoli, que é paulista, falou sobre a relevância do Estado para a economia e o futuro do País, especialmente em momentos de crise. "São Paulo tem, por tradição, um povo focado no trabalho e na competência. E é assim, trabalhando, que vamos superar os desafios", disse. Também falou sobre a atuação do Poder Judiciário, que, em sua opinião, cada vez mais assume a função de poder moderador. Por fim, destacou o que considera os três pilares para uma boa gestão - seja na área pública ou privada: eficiência, transparência e responsabilidade.

Em sua palestra, o governador Geraldo Alckmin apresentou números que demonstram a grandiosidade da cidade e do Estado de São Paulo: "tem a terceira maior região metropolitana no mundo, com 22,5 milhões de pessoas; o Estado conta com 45 milhões de habitantes; pelo Metrô da Capital circulam cinco milhões de pessoas por dia; é o maior produtor de cana-de-açúcar e laranja do mundo; e é o maior produtor de frutas, flores, ovos, borracha e máquinas agrícolas do Brasil.

Enfatizou a importância de São Paulo no agronegócio, na indústria e na área de serviços (com destaque para a Medicina e a Educação) para a retomada do crescimento do Brasil. "É um povo extremamente trabalhador e um estado que está na vanguarda", afirmou.
Alckmin também falou sobre o Poder Judiciário paulista e sobre o Relatório de Gestão 2017 do TJSP, que recebeu do presidente Paulo Dimas. "O Tribunal paulista é 100% digital e investe em tecnologia e capacitação. Está sempre na ponta, com as melhores ferramentas", destacou.

Antes de encerrar sua exposição, destacou que um dos maiores desafios na América Latina é a área de segurança pública, especialmente o combate ao tráfico de drogas. "Conseguimos reduzir ano a ano a taxa de homicídios em São Paulo. Agora lançamos uma proposta para criação da Agência Nacional de Inteligência, voltada ao combate do tráfico de drogas e de armas, composta pela Defesa, Forças Armadas, polícias e utilizando a inteligência dos Estados", concluiu Alckmin.

Paulo Dimas parabenizou o governador pela palestra. Em sua opinião, é essencial para a democracia o fortalecimento das instituições.

"Nós, dirigentes, passamos. Mas as instituições precisam ser preservadas". Também falou sobre a valorização do servidor público e da classe política, que deve promover ações para o bem comum.
Na ocasião, foram homenageados diversos representantes de instituições públicas e privadas, entre eles o governador; o ministro e o presidente do TJSP. Também estavam entre os homenageados o ex-presidente do TJSP e atual secretário Estadual da Educação, Renato Nalini; o professor Arnoldo Wald e o presidente da Federação da Agricultura do Estado, Fábio de Salles Meirelles, que compuseram a mesa de honra do evento.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com