Quarta, 24 de Abril de 2024

Polícia apreende 66 artefatos explosivos usados em roubo

16/10/2017 as 19:51 | Araçatuba | Regional Press
A polícia de Araçatuba apreendeu 66 emulsões, com média de 500 a 600 gramas cada, durante a investigação ao mega-assalto na sede da empresa Protege ocorrido nesta madrugada.

A ação foi uma das mais ousadas já praticadas no interior de São Paulo e resultou na morte de um policial civil e em ataque com armamento pesado contra um quartel da PM. Segundo informou a Polícia Militar, os explosivos foram entregues ao GATE p perícia especializada.

VEÍCULOS

Até o momento, a polícia apreendeu dois caminhões que foram incendiados e colocados nas imediações do CPI-10; um caminhão com os explosivos; um caminhão bi trem pelo posto Cacique na rodovia Mal. Rondon, um Fiat Palio Taxi; um Corsa que pertencia ao policial civil baleado; um Corolla, um Omega preto em uma estrada rural entre Birigui e Coroados com munições em seu interior.

Esse carro consta como produto de furto na cidade de Osasco (SP) e uma Land Rover prata. Outro veículo está sendo averiguado na tarde desta segunda-feira na região de Penápolis. Em seu interior, a polícia achou uma caixa de material de ferro usado para furar pneus. As policiais civil e militar montaram uma força-tarefa para investigar o assalto e os ataques. Uma hipótese é que ao menos 50 homens tenham participado das ações, que foram sincronizadas.

Durante o assalto à sede da Protege, que envolveu ao menos quatro explosões para acesso ao cofre, outro grupo de criminosos ateou fogo em caminhões nas ruas do entorno do CPI-10, quartel que fica a menos de 10 quadras da Protege. O fogo atingiu a fiação e desligou os telefones do quartel da PM. Bandidos em carros se posicionaram na frente e ao lado do CPI e passaram a atirar contra o quartel. Nesse meio tempo, outro grupo de bandidos rendeu um caminhoneiro e o obrigou a estacionar o veículo bi-trem na rodovia Marechal Rondon (SP-300).

Isso ocorreu para evitar a aproximação de viaturas de outras cidades durante a ação, segundo o que foi apurado. Os bandidos agiram com violência. Armados com metralhadores, inclusive pelo menos uma ponto 50 (antiaérea) e fuzis de alto poder de destruição, o bando promoveu um intenso tiroteio no bairro Santana. Isso para evitar a aproximação da polícia, seguranças e ou moradores. Tiros foram ouvidos por cerca de 30 minutos.

O policial civil André Luís Ferro, 37 anos, que era integrante do GOE (Grupo de Operações Especiais) foi baleado perto do local do assalto. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu. Ele deixou esposa e três filhos. Outras duas pessoas foram baleadas e não correm risco.

ASSALTO

Ainda não se sabe o valor levado pela quadrilha no assalto. Especula-se que tenha sido algo em torno de R$ 40 milhões. No entanto, nada ainda foi confirmado oficialmente. Uma casa ao lado do prédio da Protege foi atingida e ficou com as paredes bastante danificadas. Os moradores não sabem o que fazer e esperam auxílio por parte do poder público.

A polícia mantém a investigação para identificar integrantes da quadrilha. Uma hipótese é de que o grupo seja da região metropolitana de São Paulo. Com a ação criminosa, a Fundação Educacional de Araçatuba, que fica nas imediações da protege suspendeu as aulas na manhã desta segunda-feira.

DENÚNCIA

Informações sobre envolvidos nos ataques podem ser passadas à polícia por meio dos telefones 190 e 197. O denunciante não precisa se identificar.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com