Quinta, 18 de Abril de 2024

Carlão participa de assinatura para regularização de propriedades

Documento define as ações para planejamento territorial integrado e participativo
05/10/2017 as 07:50 | Região | Da Redaçao
O deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB) participou, na manhã desta terça-feira (03/10), na Secretaria estadual de Meio Ambiente, de evento para a assinatura de protocolo de intenções entre a Anamma Nacional e o Serviço Florestal Brasileiro, para inserir os municípios paulistas no movimento de organização dos processos do CAR (Cadastro Ambiental Rural) e seus Programas de Regularização Ambiental (PRA), nas propriedades rurais.

Assim, poderão ser definidas ações para regularização de propriedades, planejamento territorial integrado e participativo, fortalecendo a governança do processo.

Participaram da cerimônia, Rogério Menezes - presidente da Anamma, Raimundo Deusdará Filho - diretor do Servico Florestal Brasileiro; Maurício Brusadin - secretário do Meio Ambiente; Rubens Rizek - secretário adjunto estadual da Agricultura; e Mário Mantovani - diretor da ONG SOS Mata Atlântica.

De acordo com o deputado Carlão, a Anamma busca levar esses dados para as prefeituras para que possam servir de base para a tomada de decisões no planejamento dos municípios, por meio da utilização do instrumento dos Planos Locais de Biodiversidade, para colaborar na definição do planejamento e ações municipais, em função dessa realidade na ocupação territorial.

Acrescenta o deputado que os programas (PMMA) poderão ser instrumentos colaboradores para validação dos dados do CAR e organização dos processos de PRA nas propriedades. A validação, segundo o parlamentar, conforme foi discutido no evento desta terça-feira, é feita nos Conselhos Municipais de Meio Ambiente, de conformidade com a Lei da Mata Atlântica.

“Foi assinado um protocolo de grande importância para que os municípios possam executar seus planejamentos no que tange à organização das propriedades rurais. Assim, podem-se definir políticas públicas para proteção do meio ambiente e definir os espaços territoriais para o aproveitamento das propriedades”, disse o deputado.

“Como coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista e pelo Desenvolvimento Sustentável na Assembleia Legislativa, quero manifestar minha aprovação por mais um passo importante, pois, assim, teremos definidos os parâmetros para proteção do meio ambiente”, conclui Carlão Pignatari.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com