Sexta, 19 de Abril de 2024

Prefeitura reabrirá Horto Florestal com Tem Mais Verde

O evento para apresentar as melhorias à população e anunciar novos horários de abertura do local será no dia 17 de setembro
19/08/2017 as 07:50 | Votuporanga | Da Redaçao
Um dos espaços de lazer mais antigos de Votuporanga está ganhando uma atenção especial.

A Saev Ambiental e a Prefeitura estão concluindo a revitalização do Horto Florestal “Sérgio Ramalho Matta” e fará a apresentação das melhorias com a realização do Tem Mais Verde numa manhã cheia de atividades esportivas, culturais, saúde e de proteção ao meio ambiente. Na oportunidade, o prefeito João Dado confirmará a abertura do Horto também aos finais de semana.

O evento faz parte do calendário de festividades do aniversário de 80 anos de Votuporanga e será realizado no dia 17 de setembro, das 9h às 13 horas, com a expectativa de receber a comunidade em geral e também autoridades, imprensa e estudantes.

Diversas atrações estão sendo programadas para a manhã do domingo com acompanhamento da equipe da TV TEM e sob coordenação da Saev Ambiental. Como parte do projeto de revitalização da área verde do Horto, serão plantadas 300 mudas de árvores nativas, ampliando ainda mais a área disponível para o lazer da comunidade e também para servir como banco de sementes ao viveiro municipal. Entre as espécies estarão Aldrago, Aroeira Pimenteira, Aroeira Verdadeira, Árvore da China, Canafistula,Caroba, Cedro, Embiruçu, Escova de Garrafa, Flamboyant, Guatambu, Ipês Rosa, Branco e Roxo; Jacarandá Caroba Jerivá, Paineira e Pau Formiga.

Os plantios serão feitos por autoridades presentes, representantes de clubes de serviço e de instituições da cidade, por crianças da rede municipal e também por pessoas da comunidade em geral. A seleção dos alunos será feita por meio de uma gincana em que as salas que mais coletarem óleo de cozinha usado serão selecionadas.

Além do plantio, a Elektro fará a distribuição de 2 mil mudas para os visitantes plantarem em suas residências e a Saev receberá pedidos de plantios em calçadas pelo Disque Árvore.

“A ideia é oferecer para a comunidade também diversas atrações culturais, esportivas e de proteção à saúde. Será uma manhã especial em que traremos de volta os bons tempos do Horto Florestal”, destaca o prefeito João Dado, lembrando que existe um projeto ainda maior da gestão do ex-prefeito Junior Marão visando a implantação de um parque ecológico, envolvendo o Horto e a represa da Saev. No momento, a Prefeitura busca recursos para executá-lo.

Já estão confirmados para o dia 17 de setembro as fanfarras dos Clubes de Desbravadores Brisas Suaves e BE THEL; intervenções teatrais do Núcleo de Artes Cênicas; apresentação da Corporação Musical Zequinha de Abreu; brinquedoteca Bibi Fonfon, para crianças de zero a cinco anos; ações de esporte e recreação; tendas para aferição da pressão arterial e glicemia; exposição da Polícia Ambiental, da Associação de Aeromodelismo da cidade e distribuição de folhetos alusivos à Campanha de Conscientização do Trânsito, além da equipe da Saev Ambienta na orientação do meio ambiente.

Com a reinauguração do local, entidades também poderão usar a cozinha central para o preparo e venda de comidas e outros pratos, como forma de arrecadar fundos para suas ações.

A reforma

A revitalização do Horto Florestal consiste em obras de reforma dos cinco quiosques, cozinha central, parque infantil e dos sanitários. Além desses reparos, o local também recebeu nova pintura, teve a vegetação interna e imediações do lago roçados e a estrada de acesso passou por melhorias.

Horto aos finais de semana

Atualmente, o Horto fica aberto de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Por se tratar de uma área de preservação e educação ambiental, as visitas podem ser feitas por agendamento pela Saev Ambiental.

Com a reinauguração no dia 17 de setembro, o horto passará a ser aberto também aos fins de semana, para toda a população, das 8h às 17h.

Tem Mais Verde

A iniciativa da TV TEM em parceria com as Prefeituras tem como objetivo aumentar a área verde da cidade e proporcionar aos moradores uma melhora na qualidade do ar e da sensação térmica, além de desenvolver atividades de educação ambiental, sensibilizando as crianças e a população local sobre a importância da recomposição da vegetação nas áreas urbanas.

Em 2015, Votuporanga recebeu a 1ª edição do Tem Mais Verde. O evento aconteceu no Centro de Lazer do Trabalhador “Oscar Botura”, do Parque da Cultura, e contou com a presença de mais de 2 mil pessoas. Na ocasião, foram plantadas 300 mudas de diferentes espécies arbóreas nativas.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com