Sexta, 19 de Abril de 2024

Saúde na Escola envolve três mil estudantes em Fernandópolis

PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes
18/08/2017 as 07:50 | Fernandópolis | Da Redaçao
Com o propósito de melhorar a qualidade de vida das crianças do município, a rede municipal de educação de Fernandópolis e a Secretaria Municipal de Saúde uniram-se e iniciaram neste mês o projeto “Saúde na Escola”, que oferece atividades e palestras com orientações para cerca de três mil estudantes.

Para esta primeira etapa do projeto, o Ministério da Saúde escolheu 17 escolas de Fernandópolis: os CEMEIS (Centros Municipais de Educação Infantil) Dayse Malavazzi, José Cardoso Tavares, Benedito Cunha, Sebastião Aparecido Stroppa, João Pereira Zequinha, Maria Tereza Garcia dos Santos Nicoleti, Ângelo Finoto, José Zantedeschi, Antônio Maurício da Silva, Américo Borin, Miguel Risk e Wilson Ferraz; EMEIS (Escolas Municipais de Educação Infantil) Maria Simão, Renato Zocca, Tatiani Cristina dos Santos; EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Dr. Alberto Senra; e EMEFA (Escola Municipal de Ensino Fundamental e Agrícola) Melvin Jones.

As atividades realizadas são referentes aos seguintes temas: combate à dengue; práticas corporais (atividade física e lazer); cultura da paz, cidadania e direitos humanos; prevenção de violência e acidentes; saúde bucal; atualização da situação vacinal; alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil; promoção da saúde auditiva; saúde ocular; doenças contagiosas; direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST e Aids (apenas para a escola Melvin Jones); prevenção ao uso de álcool, tabaco e drogas(apenas para a escola Melvin Jones).

As ações são preparadas e oferecidas para as crianças pelas equipes das unidades de saúde que atendem os bairros onde as escolas estão instaladas, também há a participação de profissionais do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), Secretaria Municipal de Trânsito, Caps AD (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas), CADIP (Centro de Atendimento a Doenças Infectocontagiosas e Parasitárias), educadores físicos e fonoaudiólogos.

O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com