Sexta, 19 de Abril de 2024

Seja Simples e Humilde de Coração

26/06/2017 as 23:49 | Fernandópolis | Marcos Orati
Textos Bíblicos:

☆ "8. Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor requer de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benevolência, e andes humildemente com o teu Deus?"
(Miquéias, 6)

☆ Palavras de Jesus: "29 aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração" (Mateus, 11)

☆ Texto chave: "30. É necessário que ele cresça e que eu diminua." (João, 3)

Uma advertência: É perigoso ser grande.

Deus criou o homem à sua imagem e semelhança para que desfrutasse do melhor da Terra. Concedeu-lhe bênçãos, capacitando-o para alcançar todos os desejos do seu coração. Mas o ser humano, muitas vezes, não consegue visualizar e nem valorizar o lugar de destaque que ocupa na vida e começa a se achar poderoso demais. Fazendo um passeio pela timeline da Bíblia, vamos encontrar personagens que foram muito valorizados por Deus e que não se deixaram levar pela soberba, a exemplo de Moisés, Josué, Calebe, Naamã, entre tantos outros. No entanto, alguns se estribaram na sua grandeza e caíram, morrendo pelas mãos dos inimigos, como Saul e Sansão.

Moisés e Calebe agiam baseados na fé que tinham em Deus, porque compreendiam os propósitos divinos. Apesar das circunstâncias, eles confiaram em Deus, porque sabiam que, se o Senhor os tirara da escravidão do Egito, era também poderoso para libertá-los dos inimigos e levá-los à Terra Prometida. Todavia, confiar em Deus, quando se sente grande e vencedor é fácil. O problema é quando as pessoas se julgam autossuficientes e relaxam na fé, menosprezando os outros. Obedecer a Deus e amá-lo quando tudo vai bem, também é fácil. No entanto, seguir a Deus quando as coisas não estão bem, aguentar firme na hora das provações, é somente para quem está preparado para ser grande.

Ainda que o Senhor tenha nos criado para sermos grandes, não nos tornamos bem-sucedidos instantaneamente. Há todo um processo a ser respeitado. Os israelitas não conquistaram a Terra Prometida de um dia para o outro. Foram mais de quarenta anos de lutas, provações e guerras, desde que saíram do jugo do Egito. Contudo, Moisés, que fora escolhido para libertar o povo, acreditou na promessa de Deus e não se estribou no fato de ser ele o líder daquele povo. Ao assumir o lugar de Moisés, Josué também não se orgulhou no fato de ser grande, mas juntamente com Calebe, conduziu o povo para a conquista da terra que fora prometida pelo Senhor.

Dessa forma, mesmo tendo sido criados à imagem e semelhança de Deus, ainda que conquistemos posições privilegiadas na vida, não podemos nos esquecer de manter a humildade de coração, porque a soberba ou o orgulho de ser grande, pode levar uma pessoa à bancarrota, à desmoralização e ao deserto. Precisamos, sobretudo, confiar e esperar somente em Deus, aceitar e seguir ao seu Filho unigênito, para que, não apenas conquistemos a Terra Prometida, mas permaneçamos nela até a volta de Jesus.

Que o Senhor nos abençoe!
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com