Quinta, 25 de Abril de 2024

Fernandópolis tenta cadastro no MIT para receber recursos

31/05/2017 as 13:30 | Fernandópolis | Da Redaçao
Os projetos que serão aprovados na Câmara Municipal em sessão extraordinária agendada para o final da tarde desta quarta-feira, dia 31, fazem parte do MIT (Município de Interesse Turístico). O município de Fernandópolis é uma das cidades que ainda não conseguiu cadastro para serem beneficiados com recursos anuais que podem ultrapassar R$ 500 mil reais.

Para que Fernandópolis faça parte deste benefício, a Secretaria de Cultura, por meio da secretaria Iraci Pinoti e vários servidores, houve a necessidade da realização de um inventário sobre o potencial local.

Os dados foram levantados em tempo recorde, para que o cadastro fosse feito com sucesso no governo do Estado de São Paulo. A lei que beneficia municípios com capacidade turística foi criada em 2015.

Todos os Municípios do Estado de São Paulo (exceto os que já possuem o titulo de Estância) já podem pleitear o Titulo de Município de Interesse Turístico por meio de um Deputado Estadual.

Fernandópolis teve que apresentar Potencial Turístico (Não é preciso comprovar fluxo turístico, basta ter potencial), Serviço Médico (Oferecer serviço médico de emergência para população e turistas), Meio de hospedagem (Meio de hospedagem no local ou região), Ponto de alimentação (Bares, restaurantes, lanchonetes entre outros) Informações Turísticas, (Serviço de informações turísticas como um site, por exemplo) Coleta de resíduos sólidos (Serviço de coleta que atenda a população local e o fluxo turístico), Abastecimento de Água (Água potável que atenda a população local e o fluxo turístico), Atrativos Turísticos (Atrativos turísticos de expressividade), Comtur (Conselho municipal de turismo formado e em atividade) e Plano Diretor de Turismo (Trata-se de um plano estratégico de desenvolvimento turístico).

Fernandópolis formatou um Conselho do Turismo, com a criação de um plano diretor e de marketing durante seis reuniões registradas em cartório. Na próxima segunda-feira, dia 5, o secretário estadual do turismo estará em Cardoso e muitos municípios que estão na fase final de cadastro.
Na região, Buritama, Adolfo e Sales estão recebendo o título de MIT, já Ouroeste, Indiaporã, Pedranópolis, Três Fronteiras, Santa Rita d’Oeste, Mesópolis, Votuporanga e Jales também tentam cadastro. Serão certificados 140 MITs Paulistas esse ano.

MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com