Sábado, 20 de Abril de 2024

Egresso da UNIFEV atua na Secretaria Municipal de Educação

Formado em 2003 pela Instituição, Ederson Marcelo Batista conta que para lecionar é necessário amar, acima de tudo, as relações interpessoais
20/05/2017 as 19:34 | Votuporanga | Da Redaçao
O célebre educador, pedagogo e filósofo brasileiro, Paulo Freire, em seu livro A pedagogia do oprimido, de 2006, propôs uma nova teoria de educação fundamentada nos princípios da politicidade e da dialogicidade. Para Freire, a base da prática de lecionar está no amor.

Seguindo esses ensinamentos, neste dia 20 de maio, data em que é comemorada o Dia do Pedagogo, o egresso do curso de Pedagogia da UNIFEV Ederson Marcelo Batista, 35 anos, é fonte de inspiração para os que desejam ingressar na área.

Formado em 2003 pela Instituição, atualmente, Ederson é diretor de departamento de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação e atua como coordenador de cursos de Educação, na modalidade Educação a Distância (EAD).

O profissional, que possui mestrado em Formação de Professores pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus Araraquara, foi destaque no Prêmio Sesi nos anos de 2006 e 2009, ficando entre os três melhores coordenadores pedagógicos e diretores de escola do Brasil, respectivamente.

De acordo com o ex-aluno, a descoberta de sua paixão pela Educação aconteceu naturalmente, durante o período em que cursava Pedagogia no Centro Universitário de Votuporanga.
“A UNIFEV me proporcionou vislumbrar o universo do conhecimento, sendo a responsável por minha identificação pelo ensino e todas as suas possibilidades de aprimoramento. Destaco a qualidade do corpo docente, formado por profissionais fantásticos. Na Instituição, fiz amigos para a vida toda”, contou.

Segundo o egresso, apesar dos desafios, o mercado de trabalho para os profissionais de Pedagogia é muito vasto. “A área é crescente no mundo todo. A cada dia descobre-se novas estratégias e mecanismos de atuação. Cabe a cada um buscar se atualizar constantemente”.

Parafraseando Paulo Freire, Ederson ainda destacou a importância de gostar, realmente, da profissão escolhida. “Para cursar Pedagogia, é necessário amar as relações interpessoais. A teoria proposta pelo pedagogo brasileiro presume que todo educador, sinceramente empenhado em superar as ‘situações-limites’ da realidade contemporânea, precisa encharcar a razão de emoção, condição imprescindível para poder pronunciar o mundo e dar a palavra aos oprimidos da Terra”, completou.

Curso
Instituído em 1968, o curso de Pedagogia da UNIFEV é um dos mais tradicionais da Instituição. De acordo com a coordenadora, Profa. Dra. Dione Maribel Lissoni Figueiredo, um dos diferenciais da graduação é o seu Laboratório Didático Pedagógico, que oferece um grande acervo de obras de Literatura Infantil e de matérias didáticos de alfabetização e letramento.

“Além disso, o curso oferece 30 vagas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), gerenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), cujo objetivo é o incentivo à formação de professores para a Educação Básica e a elevação da qualidade da escola pública”, completou.
MAIS LIDAS
Brasil
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com