Quarta, 24 de Abril de 2024

Combate ao Aedes é destaque em pesquisa que aprova nova gestão

Com nota de 8,20, pesquisa encomendada pela Band Paulista e Instituto Veritá aponta positivamente o serviço de visitação e orientação aplicado pelos agentes
19/05/2017 as 09:13 | Votuporanga | Da Redaçao
As ações desenvolvidas pelas equipes de combate ao Aedes Aegypti são referência para a população de Votuporanga.

Dados da pesquisa encomendada pela Band Paulista e Instituto Veritá, divulgados na última semana, comprovam o destaque.

A aprovação de 70,8% da população de Votuporanga nos primeiros 100 dias de gestão do prefeito João Dado, pontuou também alguns serviços tidos como positivos no município, e na escala de 0 a 10, as estratégias de visitações e orientações aplicadas pelos agentes comunitários de saúde e de endemias, obtiveram nota de 8,20.

O trabalho constante de controle ao Aedes Agypti, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde por intermédio do Secez (Setor de Controle de Endemias e Zoonoses) envolve visitas nas casas, como também, arrastões, bloqueios, pulverizações, eliminação de criadouros, orientações aos moradores e trabalho de educação em saúde nas escolas, indústrias, clubes de serviços, igrejas, entre outros. O coordenador do Secez, Nilton Santiago conta que o reconhecimento da população é resultado do comprometimento diário das equipes do Secez e dos agentes de saúde e de endemias.

“Todos os dias a nossa meta é manter os ambientes livres do vetor e multiplicar incansavelmente as ações de visitas em todos os locais,sejam nas casas, ruas e escolas. A relevância da nossa função nos motiva para o enfrentamento contínuo às doenças causadas pelo Aedes”, ressalta.

Resultados

Prova da eficiência dessas ações é a o resultado obtido por meio do mutirão “Todos Contra o Aedes”, realizado quinzenalmente aos sábados, entre os meses de janeiro e abril. Foram visitados 18.476 mil imóveis, como casas, estabelecimentos e terrenos baldios, contemplando a maior parte dos bairros do município. A iniciativa do mutirão é do governo do Estado com a parceria da Prefeitura de Votuporanga por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

A cada ação uma centena de funcionários da Secretaria Municipal da Saúde, dentre eles, supervisores, agentes de saúde e de endemias, se empenharam na força-tarefa, com o objetivo de orientar a população sobre a eliminação dos focos do mosquito, além de sensibilizá-la quanto aos riscos de transmissão das arboviroses.

O Mutirão mobilizou também servidores das Secretarias de Assistência Social; Trânsito, Transporte e Segurança; Cidade; Educação; Obras e Superintendência de Água, Esgoto e Meio Ambiente (Saev Ambiental).

Em Votuporanga, 10 casos de dengue foram registrados neste ano. Um caso de zika e outro de chikungunya também foram contabilizados. Não houve notificação de febre amarela.

Embora baixo o número de pessoas que tiveram quaisquer uma das doenças transmitidas pelo Aedes neste ano, a população deve estar atenta aos possíveis criadouros do mosquito.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com