Sexta, 19 de Abril de 2024

Alunos da UNIFEV desenvolvem atividades para inclusão de surdos

Projeto “Psicomlibras” tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o que é a surdez e os direitos de quem possui a deficiência
18/05/2017 as 00:00 | Votuporanga | Da Redaçao
Os alunos do 7º período do curso de Psicologia da UNIFEV estão desenvolvendo atividades para a inclusão de surdos na sociedade.

O projeto “PsicomLibras” tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o que é a surdez e os direitos de quem possui a deficiência.

De acordo com a coordenadora interina da graduação, Profa. Ma. Maria Celina Trevisan Costa, os estudantes passaram de sala em sala do Centro Universitário de Votuporanga, apresentando a colaboradora Olívia Menóia, que entrava conversando na língua de sinais.

“A primeira reação de todos é de estranheza, mas logo os universitários explicam que este episódio é rotineiro na vida de um surdo, pois, na maioria dos lugares, não há pessoas conversando em libras e a percepção dos surdos são as mesmas que os estudantes tiveram, a de não entender nada”, explicou.

O aluno do 7º período do curso de Psicologia da UNIFEV Carlos Silvano de Souza Neto 24 anos, contou que a ideia é trazer uma conscientização sobre a inclusão da pessoa surda, bem como esclarecer algumas questões sobre a Língua de Sinais Brasileira (Libras).

“Distribuímos um material com informações do que é essa deficiência, como são as causas e possíveis fatores genéticos. Também falamos sobre alguns direitos e fazemos o questionamento de se as pessoas já viram intérpretes em locais públicos, por exemplo”, contou.
Maria Celina ainda frisou que a proposta é muito esclarecedora e merece toda a atenção.

“Com a iniciativa, os alunos podem vivenciar a atuação em Psicologia Social e Comunitária por meio da efetivação de um trabalho de conscientização integrado, com a participação da comunidade acadêmica”, explicou.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com