Quinta, 18 de Abril de 2024

Município de Jales pode virar um grande galinheiro após projeto

Parece cômico, mas é real! A Câmara Municipal de Jales propôs a a criação de um projeto que virou gozação e deixou muitos jalesenses irritados. Os vereadores Pintinho (PRB) e Deley (PPS) estão apresentando uma proposta de lei que autoriza a criação de galinhas em imóveis urbanos de Jales. Segundo os vereadores, as galinhas irão ajudar no combate aos escorpiões que andam aparecendo por aí.
16/05/2017 as 14:01 | Jales | Da Redaçao
O exemplo veio da vizinha cidade de Votuporanga que aprovou o mesmo projeto de Lei que liberou a criação de galinhas na zona urbana da cidade. Até o começo deste ano, o morador que criasse galinhas poderia ser autuado pela Vigilância Sanitária, porque ela pode causar sujeira e incômodo à vizinhança.

Em Jales o artigo 1º do projeto diz que “fica permitida e autorizada a criação, desde que soltas, de até três exemplares de galinha caipira ou galinha de granja”. E o parágrafo 1º diz que, juntamente com as galinhas, poderão ser criados até “cinco pintainhos com idade de 01 dia até 40 dias de nascimento”.

O projeto não diz se os pintainhos – sim, esse é o nome correto dos filhos da galinha – terão que apresentar alguma certidão de nascimento. O que o projeto diz é que “um exemplar de galinha poderá ser substituído por um exemplar de galo”.

Resta saber qual será a opinião da Vigilância Sanitária a respeito disso. O Código de Posturas do Município proíbe a criação de galinhas apenas “nos porões e no interior de residências”. Ou seja, nos quintais não está proibido, mas, até onde se sabe, a vigilância recomenda que se evite a criação de galináceos na zona urbana.

Depois da gozação, o vereador Pintinho, pai da “Galinha” quer retirar o projeto da pauta.

O RN obteve a informação de que parentes de vereadores saíram “nos tapas” em uma Praça de Jales.

Com informações do Blog do Cardosinho
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com