Sábado, 20 de Abril de 2024

Novas escolas são contempladas com projetos do Pibid da UNIFEV

Atividades, abordando diferentes temas, foram desenvolvidas nas E.E Profa. Juraci Lima Lupo e Profa. Esmeralda Sanches da Rocha, em Votuporanga
28/04/2017 as 15:00 | Votuporanga | Da Redaçao
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), subprojeto Letras-Português da UNIFEV, inseriu em sua programação de atividades duas novas escolas estaduais de Votuporanga: Profa. Juraci Lima Lupo e Profa. Esmeralda Sanches da Rocha.

De acordo com o coordenador do curso de Letras, Prof. Esp. Paulo Rogério Ferrarezi, a mudança visa a atender um maior número de escolas. “A rotatividade é a cada dois anos. Esta é uma particularidade do Pibid-Letras. O objetivo é proporcionar conhecimento em Língua Portuguesa para adolescentes de diferentes localidades do município”, explicou.

Durante os últimos meses, foram trabalhados três projetos com os alunos das escolas participantes, abrangendo os seguintes temas: “Internet; liberdade ou abuso?” (Profa. Juraci), “Gênero textual: carta e a representação do muro no decorrer da história” e “A produção dissertativa no Ensino Médio” (Profa. Esmeralda).

Segundo os bolsistas responsáveis pelas atividades na E.E Profa. Juraci, os alunos puderam compreender o uso consciente da internet nas redes sociais, bem como os cuidados necessários quanto aos riscos de sua utilização.

Na E.E Profa. Esmeralda, por meio do projeto sobre gênero textual, foram apresentados aos estudantes as características para a produção coerente de uma carta-argumentativa.
“Além disso, também trabalhamos a representação do muro no decorrer da história, como o Muro de Berlim, no passado, e o muro de Trump e Dória, no presente. Foram abordados assuntos como fronteiras, imigrantes e arte de rua”, contou uma das universitárias responsáveis pela atividade, Letícia Hatano, 20 anos.

Por último, a atividade sobre produção dissertativa teve o objetivo de enfatizar a importância de um bom texto. Para tanto, o tema central desenvolvido foram as questões étnico-raciais.
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com