Quinta, 18 de Abril de 2024

Cometas, Sombras e Fantasmas

01/03/2017 as 07:35 | Fernandópolis | Da Redaçao
Todos já ouvimos relatos - até cômicos, sobre o cometa mais famoso e conhecido: o Halley, que assombra e/ou encanta o Mundo a cada 76 anos; a última vez foi em 1986. Meus avós, Benedita e José, há muito falecidos, o viram quando crianças, em 1910, e contavam sobre as rezas, promessas, desespero, trancarem-se em casa etc., reações à passagem desses “rabudos” astros viajantes; falavam inclusive do grande medo, pois diziam que sua cauda soltava veneno!...

Nos próximos dias fará 20 anos da passagem de outro grande Cometa: o Hale-Bopp.

Minha mulher, Adriana, e eu tivemos a sorte de contemplá-lo em um cenário ideal, e nos maravilharmos com a sua total luminosidade: em nosso Rancho à beira da represa de Água Vermelha, em Indiaporã, madrugada, sem luz artificial por perto. Estávamos deitados, com a janela aberta, e sua claridade surgiu tão forte que nos “despertou”!...

Na memória do Tempo, existem descrições de Cometas revelando admiração, adoração ou terror por estes peregrinos celestes. Até Homens pré-históricos, em paredes de grutas, fizeram pinturas representando-os.

Segundo informações da literatura e folclore, muitos consideravam o Cometa como um aviso dos céus, prenunciando as mais terríveis desgraças. A sua passagem seria responsável por males que ocorressem, desde um parto difícil, uma colheita ruim ou hostilidades.

Talvez alguns se lembrem: na passagem do Hale-Bopp em 1997, uns norte-americanos fanáticos se suicidaram, sorridentemente, acreditando que seriam levados para um mundo melhor, como passageiros de uma nave espacial que acompanhava o Cometa...

Há muito o que se pesquisar sobre os cometas; sabe-se que são astros errantes, por este ou outros sistemas planetários, cada qual com órbita e periodicidade variável, de algumas décadas a milênios. Desprendem grande luminosidade, gerando um belíssimo fenômeno sideral. O Hale-Bopp aparece para nós a cada 2.534 anos!

Nos meios científicos especula-se que alguns são “semeadores”, espargindo substâncias diversas, e que poderiam ter sido os responsáveis pela “fertilização” da Terra em seus primórdios, dando origem às primeiras formas de vida.

Aguardemos. Para que não se “cometa” tantos disparates sobre eles, temos crescentes os bits e bytes da Informática e os muitos olhos da Astrofísica, através de telescópios tipo “Hubble”.

Há um ditado afirmando que “criamos fantasmas nas sombras”. Os “fantasmas” criados por nós em relação aos cometas, desde a pré-história, justificam-se pela distância e pelas “sombras” causadas pela “claridade do Sol”, que nos dificulta a sua visualização.

Voltando à Terra, quais seriam as “sombras” que nos levam a transformar em “fantasmas e monstros” seres humanos que estão tão próximos?

- Talvez quando diminuirmos o nosso Orgulho – que nos afasta, e as falsas luzes de nossa Vaidade – que nos cegam. Assim, iremos ver e nos surpreender com as “claridades” de quem está ao nosso lado, passando a vê-los e admirá-los como “semeadores e mensageiros celestes”, também, pois somos todos irmãos e filhos do Grande Semeador e Arquiteto do Universo!

Jesiel Bruzadelli Macedo.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com